Arbitro: Olegário Manuel Bártolo Faustino Benquerença
Académica: Esta equipa de Coimbra, no seu “campeonato” tem dado boa imagem, apenas com os grandes sentiu mais dificuldade.
Contudo no último embate frente ao SL. Benfica, perdeu apenas por 1 golo de diferença já nos últimos minutos.
Defendeu bem e dificultou bastante o Benfica de atingir a vitória. Perdeu frente ao Rio Ave uma das equipas sensação do nosso campeonato por 1-2, mas saliento que ate consegui marcar neste jogo difícil para os Academistas.
Destaco as últimas vitórias da AAC frente ao Beira-mar por 3-1 um resultado do dérbi do centro, que me surpreendeu. Quando recebeu o Nacional ganhou por 2-1 em casa, um bom resultado em casa. A AAC se quiser assegurar a manutenção tem que começar a ganhar os seus jogos em casa.
Contudo nos últimos 2 embates, frente ao Marítimo, nunca sofreu golos com a equipa adversária.
Convocados: Guarda-redes: Peiser e Ricardo. Defesas: João Dias, Halliche, João Real, Rodrigo Gallo, Nivaldo e Reiner. Médios: Keita, Makelele, Bruno China, Cleyton e John Ohu. Avançados: Marinho, Wilson Eduardo, Amessan, Edinho e Salin Cissé.
Regressos: Nivaldo, Halliche e Makelele, embora todos de forma condicionada, podem regressar.
Baixas: Flávio, Carlos Saleiro e Reiner
Castigos: Hélder Cabral.
Marítimo: O Marítimo entra para esta jornada a espreita do 5º lugar que lhe pode dar acesso á Europa, com o desaire do Rio Ave. Esta equipa tem feito um bom campeonato e até com a sua participação na Liga Europa consegui chegar a esta jornada a espreitar a Europa não perdendo ainda as suas aspirações.
É certo que a liga Europa fez mossa nesta equipa, porque o seu plantel não é fasto em quantidade e em qualidade.
Destaco a boa capacidade dos seus médios que muitas das vezes são eles que resolvem os jogos marcando golos. Sendo David Simão o melhor marcador desta equipa com 4 golos. Destaco a vitória desta equipa em Alvalade frente ao SCP e em casa a vitória frente ao Estoril por 2-1.
Convocados: Guarda-redes: Salin e Ricardo Ferreira. Defesas: Briguel, João Diogo, Roberge, Márcio Rozário, Luís Olim e Igor Rossi. Médios: Semedo, Olberdam, Rafael Miranda, Artur e David Simão. Avançados: Ytalo, Danilo Dias, Sami, Heldon e Kukula.
Castigados: Suk e Rúben Ferreira.
Lesionados: Adilson e João Luiz
H2H:
30.09.12 LIG Maritimo Academica 0 : 2
17.07.12 AMI Academica Maritimo 3 : 0
30.03.12 LIG Academica Maritimo 0 : 1
05.11.11 LIG Maritimo Academica 3 : 2
01.05.11 LIG Maritimo Academica 1 : 0
Conclusão: O Marítimo encontra-se melhor nesta fase do campeonato e com objetivo da Europa a motivar o plantel. Contudo, destaco algumas baixas importantes nesta equipa, que podem pesar neste jogo. Tem um meio campo forte que poderá dar algumas dores de cabeça a AAC.
Contudo AAC tem que forçosamente ganhar os seus jogos em casa para poder respirar e alcançar a manutenção o mais rápido possível. A sua participação na Liga Europa não ajudou aos resultados na Liga Portuguesa.
Contudo apresenta-se para este jogo na sua força máxima apenas a baixa mais relativa é de Hélder Cabral que pode dificultar a defesa academista. Com ambas as equipas vão procurar o golo para saírem com os 3 valiosos pontos, vou no mercado de golos, mas “no ambas marcam”.