Académico de Viseu:
O Académico recebe em casa mais uma equipa secundária dos grandes portugueses e quando assim é os encontros geram maior interesse e o Fontelo recebe mais adeptos, segundo fontes ligadas ao clube é esperada uma boa casa.
Globalmente o Académico não está a fazer um campeonato fascinante, 13 pontos em 10 jogos mas ainda estámos numa fase precoce da competição.
A paragem segundo Alex deu para recuperar alguns jogadores afectados por lesões e segundo o técnico tem toda a gente ao dispor para o jogo contra o Sporting, a única ausência é Pedro Santos de fora devido a suspensão, defesa e presente em 9 jogos pela equipa.
Uma das nuances que mudou nesta equipa foi o facto de terem saído jogadores muito experientes, muitos acima dos 30 anos, houve um rejuvenescimento da equipa, existe agora um certo equilíbrio e a equipa precisa de gente jovem porque o campeonato contempla em muitas semanas 3 jogos, por isso considero que este plantel tem maior potencial do que o ano anterior.
Sporting B:
O Sporting B mudou de treiandor principal, mas não de corpo técnico, Barão dá lugar a João de Deus e fica como seu adjunto. O antigo técnico dos Gilistas estreia-se em Viseu e pode contar com alguns jogadores recentemente contratados para a equipa principal, mas que estão a fazer minutos na B, por exemplo, o egípcio Rabia pode constar nas opções, já o fez, não foi convocado para o jogo de ontem no Dragão e não seria de estranhar que ganhasse ritmo de jogo na equipa B, Slavchev é outro exemplo, o búlgaro tem estado de fora e pode ser opção.
Estes jogadores podem juntar-se e dar mais qualidade, para além dos naturais desta equipa, Tobias Figueiredo, Wallyson Mallmann que tem suscitado interesse de clubes internacionais, o mediático Ryan Gauld, o Iuri Medeiros e o Enoh, melhor marcador desta equipa.
Globalmente a equipa do B é uma equipa talentosa, os portugueses que referi em cima tem potencial para chegar à equipa principal e com dois ou três reforços da equipa principal podem tornar-se mais competitivos.
João de Deus foi contratado para ajudar no processo evolutivo dos jogadores, mas também para conseguir resultados, o próprio referiu na apresentação, acredito que possa ter dado injecção de confiança a alguns jogadores esta mudança e que muitos deles queiram firmar-se como primeiras opções.
Prognóstico:
Jogos no Fontelo são sempre complicados ainda para mais quando se defronta uma equipa secundária de um dos grandes, gera mais interesse na cidade e traz mais gente.
Jogadores do Académico devem estar motivados, mas acredito que os do Sporting também, pelo facto de terem novo treinador e por quererem mostrar algo mais aos responsáveis e técnicos da equipa principal.
Com alguns jogadores que tiveram em evidência nas selecções como Iuri Medeiros ou Gould, acredito em jogo equilibrado mas num Sporting com mais individualidades para resolver o jogo.