Muitas foram as notícias dos milhões entre as 3 principais equipas portuguesas, relativamente aos direitos televisivos e desportivos.Correu bastante tinta e vieram à praça pública os números que envolviam os contractos com cada clube em questão.
A NOS que tem os direitos para a próxima época desportivas do Benfica e do Sporting, terá uma ligeira vantagem, já que a PT/Altice, só possui contracto com o FC. Porto. Não esquecendo que a PT/Altice também efetuou acordos com mais clubes e que disputam a Liga NOS.
A pergunta que se faz é simples, como é que vamos ver e em que moldes os jogos na próxima época. Esta resposta ainda está por responder, mas hoje deu-se inico a uma parceria NOS e Vodafone da cedência de conteúdos televisivos relacionados com as transmissões dos jogos.
Um memorando de entendimento entre as duas distribuidoras de conteúdos televisivos, traça as principais linhas da partilha dos conteúdos e da disponibilização dos direitos televisivos e transmissão dos canais de desporto.
Falamos dos canais dos clubes, como a BTV e a Sporting TV, que pertencem á grelha de conteúdos televisivos da NOS.
Disponibilizamos aqui as perguntas e respostas para um assunto que a todos nós apostadores nos diz respeito, pois precisamos de ver as equipas a jogar e obter notícias das mesmas, para tomarmos em consciência qual a melhor operadora a escolher.
Quando querem ver este tema fechado? Quando calculam que será possível saber os termos desse modelo?
Trata-se de um acordo plurianual, que inclui todos os conteúdos desportivos já adquiridos ou que venham a ser adquiridos por qualquer uma das partes para o território nacional. Para além dos direitos do Benfica (canal e jogos em casa para a Liga NOS) – que passarão a estar disponíveis já na época de 2016/2017 -, o acordo prevê o acesso pelos operadores que subscreverem o acordo a todos os conteúdos desportivos já detidos ou que venham a ser detidos pelas partes, numa base de reciprocidade
Nesta fase há algum modelo que seja mais unânime entre as partes? Há alguma definição sobre onde os jogos do Benfica e mais tarde Sporting serão transmitidos? Canais dos clubes, Sport TV ou outros…
Quer nestes, quer nos demais conteúdos distribuídos pelos operadores (não apenas os desportivos), compete ao titular dos direitos definir o modelo e a respetiva plataforma de distribuição. Tais decisões ainda não foram tomadas, sendo a seu tempo comunicadas. O mais importante é assegurar a universalidade dos conteúdos, e, nesse sentido, este acordo marca um importante marco no atingimento dessa aspiração.
Admitem a possibilidade de outros operadores se juntarem ao acordo, mas estes têm de aceitar as mesmas condições estabelecidas entre NOS e Vodafone. Acredita que irão ter adesão da PT ou de outras entidades?
Ambas as partes neste acordo consideram (e sempre têm publicamente defendido) a existência de um modelo de partilha do acesso a conteúdos desportivos pelos operadores, de modo a que estes estejam disponíveis a todos os portugueses. Nesse sentido, quer a NOS, quer a Vodafone, ficam satisfeitos pela disponibilidade manifestada pela Altice/PT para negociar a partilha dos conteúdos que detém. Naturalmente, o preço, como tudo o resto, é, e deve ser, negociável.
Que margem negocial deixam para outras partes que eventualmente queiram aderir?
O acordo celebrado prevê a entrada dos restantes operadores e foi elaborado tendo como orientação esse objetivo que sempre foi o cenário defendido pela NOS e Vodafone.
Fonte: dinheiro vivo