O AFC Wimbledon é 23º classificado do 4º maior campeonato de futebol de Inglaterra e vem de uma série de 3 jogos consecutivos, sem perder.
Em termos de registos, a jogar no seu estádio, neste campeonato e até ao momento, esta equipa soma duas vitórias, 3 empates e 8 derrotas, o que demonstra que é fora do seu estádio que esta equipa mais consegue pontuar, o que é sempre curioso e que a mesma tem sentido muitas dificuldades para conseguir competir com as demais equipas desta prova.
Totalizando os golos deste conjunto, neste campeonato e até ao momento, o mesmo tem 30 golos marcados e 48 sofridos, que correspondem, respectivamente, a um dos 3ºs ataques menos eficazes e à 2ª defesa mais batida.
Tacticamente, este conjunto dispõe em campo um 4-4-2 clássico, que tem em Harrison o melhor marcador da equipa, neste campeonato e até ao momento, com 7 golos marcados, ou seja, 23% do total de golos.
Em termos de ausências e regressos, Rashid Yussuff, Curtis Osano e Will Antwi estão em dúvida e Warren Cummings e Sammy Moore estão de regresso à equipa, após recuperarem das respectivas lesões, que os vinham afastando.
Onze provável do AFC Wimbledon : Sullivan, Osano, Mitchel-King, Meades, Antwi, Long, Moore, Sweeney, Ajala, McCallum e Harrison.
O Port Vale é líder da League Two inglesa, com mais um jogo jogado e apenas mais um ponto, pelo que vencer esta partida, contra o penúltimo classificado deste campeonato, torna-se vital.
Em termos de registos, a jogar fora de casa, neste campeonato e até ao momento, esta equipa soma 9 vitórias, 3 empates e duas derrotas, o que demonstra que este conjunto é bastante forte e consegue, na maioria das vezes, impor o seu futebol face à media das equipas deste campeonato.
Totalizando os golos deste conjunto, nesta prova e até ao momento, o mesmo soma 56 golos marcados e 30 sofridos, que correspondem, respectivamente, ao ataque mais eficaz e à 4ª defesa que menos golos concede.
Tacticamente, este conjunto joga num 4-4-2 clássico, que tem em Pope o melhor marcador da equipa e o melhor, também, do campeonato, com 24 golos marcados, ou seja, 42% do total de golos.
Em termos de ausências, novidades e regressos, Daniel Jones deverá estrear-se com a camisola do clube e John McCombe e Louis Dodds estão em dúvida para este jogo, pelo que, se ambos recuperarem, todo o plantel estará disponível para o treinador, neste jogo.
Onze provável do Port Vale : Neal, Yates, Chilvers, Purse, Duffy, Myrie-Williams, Burge, Loft, Vincent, Pope e Hughes.
É esperada uma temperatura a rondar o grau negativo, sem possibilidade de chuva, à hora do jogo, o que, certamente, não ajudará a manter os níveis físicos dos jogadores e de espectacularidade deste jogo entre duas equipas quase em posições opostas da tabela classificativa deste 4º maior campeonato de futebol de Inglaterra.
Em confronto teremos, então, o 23º classificado, contra o 1º, deste campeonato, pelo que, desde logo, o favoritismo para vencer esta partida, está do lado do conjunto visitante, líder do campeonato, com mais um jogo e apenas mais um ponto.
Em termos de comparação táctica, teremos dois conjuntos a actuar em 4-4-2, o que faz adivinhar que possa existir algum equilibrio posicional dos jogadores, a meio-campo, o que deixará os desiquilibrios para as componentes técnicas, de eficácia ofensiva, capacidade de criação de linhas de passe, de desmarcações e concretização de lances de bola parada, planos estes onde a equipa visitante é muitos pontos superior à equipa da casa.
Espero, portanto, um jogo maioritariamente controlado pela equipa da casa, que é uma das equipas mais equilibradas deste campeonato, que, a meu ver, deverá, sem dificuldades, superiorizar-se a um conjunto que tem-se portado melhor nas deslocações que faz, pelo que o meu prognóstico para este jogo, se situará no mercado de golos, pois acredito que este jogo terá alguns, podendo ambas as equipas marcar, neste jogo, pelo que a quantidade que eu escolhi, em 13 jogos efectuados pela equipa da casa no seu estádio, aconteceu 4 vezes e em 14 deslocações da equipa visitante, aconteceu 5 vezes.