A apenas 3 jornadas do final da competição, este é o último jogo do Alcoyano no seu reduto onde é tradicionalmente uma equipa forte. Em casa, esta época leva 11 vitórias, 6 empates e apenas 2 derrotas. O clube venceu 6 dos últimos 8 jogos em casa, e a única derrota deu-se precisamente no derradeiro encontro caseiro, onde perdeu para o 2º classificado por 1-4. O Alcoyano já deu a volta por cima, e nas duas jornadas seguintes foi vencer fora diante de clubes da primeira metade da tabela.
O Orihuela é o 19º classificado entre 21 clubes desta competição, e a 4 jogos do final está a 6 pontos de distância da zona que lhe permite garantir a manutenção. É um objectivo possível, mas muito difícil. O clube esta época fora de portas tem um registo de 1 vitórias, 9 empates e 8 derrotas, e por isso este jogo não será o melhor para o Orihuela inverter esta tendência. Para tentar o impossível, o clube contratou um novo treinador que irá estrear neste jogo.
“Aroca” como é conhecido Miguel Ángel García reconheceu que o que o preocupa mais é a ineficácia do ataque do clube, que há 5 jogos não marca sequer um golo. Para suprir essa falta de atacantes goleadores, o treinador assumiu que vai “colocar a carne toda no assador” e jogar com tudo ao ataque, “para ter mais possibilidades de marcar”. O novo técnico diz que admira muito o meio campo e o ataque do Alcoyano, mas acha que a defesa é débil e por isso está convicto que a sua táctica irá dar frutos. Para dificultar ainda mais a tarefa do clube, vão ter ainda que superar 3 ausências de peso: Garrido, Fran Amado e Gonzalo.
Mesmo com o Orihuela com um novo técnico para agitar a mentalidade dos jogadores, não será fácil enfrentar um clube do topo da tabela que precisa de ganhar o último jogo em casa, para poder ir mais confiante para as duas rondas finais em que irá jogar fora. O Orihuela tem um plantel demasiado jovem (média de 19.9 anos) e irá jogar fora contra uma clube com bastante mais maturidade e experiência (média de 25.0). Na primeira volta o Orihuela conseguiu um empate caseiro por 2-2, mas agora o Alcoyano joga perante o seu público, onde costuma sempre cumprir. A determinação de subir deverá ser suficiente para derrotar este fraco Orihuela.