Prognósticos para Apostas Desportivas Online – Aposta Ganha

Análise Técnica dos Mercados Betfair

Análise Técnica dos Mercados Betfair – Introdução

 

 

1.1 O que é a Análise Técnica?

A análise técnica ou análise gráfica, é uma conjunto de ferramentas, princípios e indicadores que utilizando os gráficos como plataforma permite determinar a melhor odd e o melhor momento para fazer lay ou back num dado mercado desportivo.

A análise técnica à muito que se utiliza dos mercados financeiros e bolsistas e tem vindo a melhorar e reforçar a informação obtida pela forma mais tradicional e conhecida, Análise Fundamental.

A Análise técnica assenta sobretudo na determinação do comportamento futuro da odd em função da sua história. Desta forma tenta-se encontrar a tendência do mercado.

Em 1993, já a análise técnica era utilizada há algum tempo e o conceituado jornal “The Econimist”, publicou a seguinte frase:

“Pela primeira vez existe prova estatística da consistente previsibilidade nos mercados financeiros”

Hoje, em 2008 e com as profundas crises no sector financeiro, alguém no conceituado forum “Aposta Ganha” disse:

“Estamos agora a começar a investir num mercado que nunca pára, vive todos os dias do ano, é consistemente previsível e não sabe o que é a crise. Não distingue o Bullish do Neutro ou do Bearish, imaginem as potencialidades”

Na analise técnica o valor real de uma odd não interessa, não estamos interessados em saber quem joga, quem vive melhor momento de forma ou quem tem mais “chance” de ganhar o que nos interessa é a dinâmica do mercado com as relações entre o Lay e o Back. Isto numa perspectiva pura e dura.

Na analise técnica não nos interessa saber se a odd é justa, se tem EV+ ou EV- apenas queremos saber se vai subir, ou descer.

Este tutorial, pretende adaptar uma parte da analise técnica usada nos mercados financeiros, para a Betfair.

A Betfair é um mercado bolsista em que o valor transaccionado são probabilidades de acontecimentos desportivos. Apesar de ser um conceito mais vago não deixa e ser um valor, transaccionado em compras e vendas, com grandes volumes de dinheiro por pessoas que querem ganhar!

Agora a pergunta da praxe: Resulta?

Ajuda a encontrar um método de trading!

 

1.2 – Os 3 princípios Análise Técnica na Betfair

O estudo da Analise técnica começa com a interiorização dos seu 3 princípios básicos.

1 Princípios básicos da Analise Técnica

1. Tudo se encontra reflectido nas odd´s

Isto significa que a própria odd é um reflexo de tudo o que se sabe que poderia afectar o mercado, por exemplo, a oferta e a procura, lesões, ausências, “chicotadas psicológicas”, momentos de forma das equipas etc etc etc.

Acredita-se que o grosso das pessoas que investem na Betfair têm acesso mais ou menos à mesma informação. Isto é, se houver uma ausencia importante, assume-se que essa informação é espalhada pela comunidade e que será reflectida na odd.

O analista técnico puro só se preocupa com os movimentos da odd, não com as razões para quaisquer movimentos. Quem se preocupa em projectar os movimentos das odds sem análise de gráfico ou técnica são os analistas fundamentais.

2. As odd´s movimentam-se por tendências e as tendências persistem

A análise técnica é usada para identificar padrões de comportamento do mercado, há muito considerados importantes.

Para muitos e determinados padrões existe uma elevada probabilidade que venham a produzir os resultados esperados (indicadores). Também existem padrões identificados que se repetem numa base consistente.

As odd´s atingem valores “justos” e quando a odd chega a esses valores tipicamente, verifica-se uma reacção a essa situação com back´s ou lays.

3. Os movimentos das odds são repetitivos

As pessoas tendem a comportar-se de forma igual ou parecida quando expostas ao mesmo tipo de situações. Dessa forma as odds mexem da mesma forma!! A natureza humana é tal que tende a reagir similarmente a situações-padrão

Repetem-se ciclos dentro dos gráficos!

 

1.3 Teoria de Dow na Betfair

 

1º As medias descontam tudo

A odd reflecte todos os factores que influenciam a sua tendência. Sejam notícias (lesões…) ou outros estímulos (táctica, momentos de forma etc… ). As notícias são rapidamente reflectidas na odd pois, os apostadores assimilam com rapidez as noticias.

2º O mercado é composto por 2 tendência

(em termos de mercados são considerados 3 tendências mas, as minhas conclusões são que na Betfair basta ter em conta duas)

Tendência Primaria – Pode ser de subida ou descida e dura pelo menos 15 a 20 minutos podendo durar bastante mais. Se a odd faz máximos mais altos e mínimos mais altos a tendência primaria é de subida, caso contrario é de descida. A Tendência Primária faz sentido em trades de médio prazo (médio prazo na Betfair é de 10 – 15 minutos a poucas horas).

Tendência Secundária – Podem ser entendidas como correcções à tendência primária. São movimentos que duram alguns segundos ou breves minutos. São os contra ciclos da Tendência Primária. Bons para ganhar um ou dois ticks abrindo uma posição e fechar dentro de pouco tempo.

Neste gráfico (tirado hoje de uma corrida de cavalos qualquer), podemos ver uma tendência primária a azul e duas tendências secundárias a verde.

A conclusão que podemos tirar é que apesar da tendência evoluir num sentido descente existem correcções em sentido ascendente. Quem não tem estas noções cai com facilidade em situações em que julga que a tendência da odd foi alterada quando na realidade é apenas uma reacção normal à tendência primária.

Eu andei imenso tempo a tomar decisões erradas que me custaram dinheiro porque via a odd a descer de um momento para o outro via a odd a subir e pensava, meu deus já me vou lixar porque a tendência foi alterada. O que é que eu fazia? Redbook nas horas… ERRADO.

Hoje faço uma avaliação e decido se realmente a tendência foi alterada ou não. A maior parte das vezes saia com redbooks para passado uns segundos a odd voltar para os valores que me eram favoráveis.

Hoje já não faço isso e tenho tido algum sucesso. No entanto, cuidado com os cavalos em que as tendencias parecem alterar bruscamente e sem grande razão para isso. Estes princípios talvez não sejam tão importantes em mercados muito voláteis como são os cavalos

3º O volume confirma a tendência

O volume serve para nos ajudar a medir a certeza da tendência. Em mercados em que existe pouco volume basta um apostador meter 200 euros e o preço anda logo uns ticks para cima ou para baixo isso não é uma tendência…

O volume tende a aumentar nas subidas e/ou nas descidas

O gráfico de Espanha é interessante de analisar porque o volume é imenso. Neste gráfico temos descidas e subidas que foram provocadas por acontecimentos desportivos a que a AT é alheia… Não os consegue prever. Apesar desses resultados estarem reflectidos nos gráficos. Só de olhar para o gráfico podemos adivinhar o que se passou em termos de resultados…

Eu queria chamar a atenção para o círculo verde. Podemos verificar uma tendência de subida primária com poucas tendência secundarias (o que é normal porque o volume já confirma a tendência e portanto, não existe espaço para grandes correcções). Aquilo é uma subida que quem a topou no inicio tinha tudo para ganhar uns trocos.

O evento não está em “live” e o volume confirma a subida da tendência primária. Para entrar neste negócio ainda seria preciso usar outros conceitos que mais à frente vou expor mas, já temos dois sinais bastantes fortes. Agora vamos esperar até ao inicio do jogo e topar se realmente aquilo vai subir…

4º Em principio uma tendência mantém-se intacta até haver um sinal definitivo de inversão

A tendência é de subida por uma série de máximos e mínimos cada vez mais altos. Quando é detectada a inversão da tendência a probabilidade de ela se verificar e continuar é elevada. À medida que a tendência dura a probabilidade de ela continuar decresce.

Obviamente que a Teoria de Dow é um bocadinho mais complicada que isto e eu escusei-me a colocar muitas coisas sobre esta teoria que não me parecem relevantes para a Betfair.

 

Autor: Nuno Melo