Aos 25 anos de idade, o avançado internacional português parece estar a viver o melhor momento da carreira ao nível profissional, depois de alcançar a marca dos 14 golos (tantos quanto o prodígio Erling Haaland) em 17 jogos na Liga Alemã. Depois de emprestado pelo Milan, André Silva é já um dos mais valiosos jogadores do plantel do Eintracht Frankfurt.
40% DOS GOLOS DO EINTRACHT FRANKFURT TÊM CARIMBO PORTUGUÊS DE ANDRÉ SILVA
São já 15 tentos marcados por André Silva num total de 19 participações ao serviço do Eintracht Frankfurt em 2020/21, com 14 dos quais (em 17 encontros) a representarem um total de 40% das 35 vezes que a equipa orientada por Adi Hütter fez balançar as redes adversárias no campeonato alemão.
Por sinal, na Bundesliga só o Bayern Munique supera o registo de golos marcados pela equipa de André Silva, que aparece ao lado de Borussia M’gladbach e Borussia Dortmund com a segunda melhor marca da liga germânica.
O avançado português precisa de 103,8 minutos para marcar um golo, em média, sendo que atravessa um período de grande confiança, depois do “bis” marcado na goleada da sua equipa (5-1) após visita, no passado fim-de-semana, ao terreno do recém-promovido Arminia Bielefeld.
Na época passada, a primeira ao serviço da equipa alemã, ainda a título de empréstimo dos italianos do AC Milan,
André Silva não passou a marca dos 12 golos em 25 jogos na Bundesliga, um registo que já superou na primeira jornada da segunda volta da presente edição da prova.
Na tabela de melhores marcadores de um dos campeonatos onde se pratica o melhor futebol do planeta, André Silva ocupa o 3.º lugar, ao lado de Erling Haaland (14 golos em 13 jogos) e apenas superado pelo “astro” Robert Lewandowski, que já contribuiu para o sucesso do Bayern em 23 vezes nesta Bundesliga.
EURO 2020: MARCAR PARA FERNANDO SANTOS VER
Numa altura em que as escolhas do selecionador nacional já deverão começar a ganhar uma forma bem próxima do produto final, relativamente à convocatória final para o próximo Campeonato da Europa 2020, adiado para 2021 devido à pandemia, André Silva tem feito por reclamar um lugar entre os eleitos.
Ao serviço da Seleção Nacional AA, o avançado cuja reta final da fase de formação foi realizada no FC Porto já contabiliza 16 golos marcados em 37 internacionalizações.
A última vez que Fernando Santos chamou à concentração da Seleção o avançado recentemente adquirido a título definitivo pelo Eintracht Frankfurt (com quem tem contrato até 2023) foi em outubro passado, tendo André Silva feito alguns minutos no particular diante de Espanha e na vitória, por 3-0, frente à Suécia, na Liga das Nações.
Aos 25 anos, o atacante atravessa aquele que será o melhor momento de forma da carreira profissional, visto que parece caminhar a passos largos para bater a marca-recorde, alcançada ao serviço do FC Porto (em 2016/17), de 21 golos, que precipitou uma forte aposta do AC Milan na sua contratação.
A TRAJETÓRIA INSTÁVEL QUE PODE COLOCAR ANDRÉ SILVA NA ROTA DE NOVO SALTO
Formado inicialmente no Salgueiros, André Silva teve uma fugaz passagem, ainda juvenil, pelo Boavista, antes de regressar ao clube de origem, de onde partiu, em 2010, rumo ao Padroense.
A chegada ao FC Porto aconteceu em 2011 e a estreia ao serviço da principal equipa dos “dragões” teve lugar em 2015/16, após uma trajetória bastante consistente na equipa B (15 golos em 31 jogos).
No segundo ano com a camisola azul e branca, André Silva foi um dos destaques da equipa então comandada por Nuno Espírito Santo, ao apontar um total de 21 golos em 44 presenças.
Uma prestação que levou o AC Milan a desembolar algo como 38 milhões de euros para assegurar a contratação daquela que era tida como uma das grandes promessas de ataque do futebol português.
40 jogos e 10 golos depois, em 2017/18, os milaneses decidiram emprestar André Silva aos espanhóis do Sevilla, onde conseguiu um registo bastante idêntico (11 golos em 40 jogos).
No início de 2019/20, o jogador ainda realizou um jogo oficial pelo AC Milan, mas recebeu nova guia de marca, a título de cedência por empréstimo, desta feita para o futebol alemão, nomeadamente para o Eintracht Frankfurt.
A boa parelha feita ao lado de Bas Dost e Filip Kostic na época passada levou os alemães a avançar para a sua contratação a título definitivo, em setembro passado, a troco de supostos três milhões de euros (segundo o Transfermarkt).
No próximo sábado, o Eintracht Frankfurt recebe o Hertha Berlin, pela 19.ª jornada da Bundesliga, e André Silva é mesmo o principal candidato a fazer o gosto ao pé, de acordo com as odds (1.84) da ESC Online no mercado de “Marcadores”.