Seguimos para a Bundesliga o Bayern é o comandante mas será que a hegemonia bávara está a chegar ao fim?
Algum Valor?
Há muito que se sabia que Guardiola iria embora e que Ancelotti seria o seu sucessor.
O próprio treinador teve que se adaptar o que não se tem revelado fácil. Sse bem que o italiano tem muita experiente não tivesse ele já treinado em Itália, Espanha, Inglaterra e França.
O português Renato Sanches tem tido algumas dificuldades de adaptação, também é muito jovem ainda só tem 19 anos. Porém, já é campeão europeu e tem um peso enorme em cima devido ao valor astronómico pelo qual foi vendido, clausulas incluídas.
Em termos de números não é Bayern assim muito diferente embora na temporada. O time empatou apenas 4 jogos e nesta temporada já levam 3 empates quando ainda não chegámos ao meio do campeonato.
O que acontece ao Dortmund
Em Dortmund está uma equipa da qual se esperava um pouco mais.
A nível defensivo Tuchel tem muito trabalho pela frente. É um Dortmund que sofre muito na defesa, ocupam mal os espaços, saída de bola nem sempre é o melhor nem a mais segura. Assim ficam logo ali expostos ao erro mesmo em frente à sua grande área.
Têm muito terreno para recuperar. Uma vez que já estão a 12 pontos do Bayern e ainda só vamos com 16 jornadas.
Apostaram forte na juventude, o que claro poderá levar a que os erros apareceram com frequência. A juventude promete sem dúvida, precisa é de tempo e espaço. Dembele é uma grande aquisição, jogador rapidíssimo de drible fácil que inventa espaço onde ele simplesmente não existe. Mas claro falta-lhe tomar por vezes a melhores decisões quando tem a bola nos pés mas lá está é jovem ainda tem uma longa carreira pela frente.
Para a próxima temporada já têm um reforço o defesa central Omer Toprak chegará vindo do Bayer Leverkusen a troco de 12 milhões €.
Outro problema para Tuchel é Marco Reus. O internacional germânico ainda só fez 4 jogos na Bundesliga desta temporada. E tem tido muitos problemas físicos. No verão falhou a segunda competição de seleções consecutiva devido a lesão. O grande desafio é Reus manter-se saudável.
O recomeço do campeonato será fundamental para Dortmund. Até porque não contarão com o melhor marcador das últimas temporadas Aubameyang que estará na CAN ao serviço da seleção do Gabão.
Leipzig será o Leicester da Bundesliga
A grande surpresa do campeonato é Leipzig, o clube mais odiado da Alemanha. Odiado por causa da marca Red Bull, os seus sócios são têm quase todos eles ligações há marca de bebidas. Para se ser sócio desta equipa são precisos cerca de 1000€ anuais, por isso não admira que a massa associativa seja reduzida.
A política de aquisições também é algo apertada, um tal de Jamie Vardy foi oferecido ao clube mas foi recusado pelo diretor desportivo, Ralf Rangnick, porque já tinha 27 anos na altura.
Desde 2009 que já gastaram cerca de 100 milhões em contratações e também têm um centro de treinos carregado com as últimas inovações tecnológicas.
Passando para as 4 linhas. O Leipzing tem feito um campeonato quase de sonho e tem estado ombro-a-ombro com o Bayern na disputa pelo topo da tabela
estando há frente de clubes como o Dortmund, Leverkusen ou Schalke.
Têm em Forsberg e Werner as suas duas principais figuras. Os dois juntos têm 14 golos marcados e 13 assistências.
Será que o Leipzig poderá voltar a colocar o leste da Alemanha no mapa da Bundesliga?