Nessa terça, 19 de fevereiro de 2013, o vice-campeão de 2006 – Arsenal, recebe o vice-campeão de 2010 e de 2012 – Bayern Munich. O jogo será no Emirates Stadium, em Londres.
O Arsenal (por enquanto) de Arsène Wengér, vai fazendo mais uma temporada pífia e aquém do que seus 13 títulos ingleses demonstram de sua tradição.
Os problemas são os mesmos de sempre: sistema defensivo inseguro, indecisão de quem são os onze titulares e erros de finalização.
É redundante bater na mesma tecla, mas tudo isso é culpa do mesmo cara: Wengér!! Foi ele quem escolheu os caras a serem contratos, é ele quem escolhe em qual sistema o time vai atuar e quem vai jogar aonde. Como irão defender e qual será a estratégia ofensiva.
Agora, o time corre o risco real de ficar de fora da próxima Champions League já que o Tottenham está muito bem com André Villas-Boas. A pergunta é: se isso acontecer, a diretoria finalmente se tocará que a era Wengér chegou ao fim há anos?
Quem não tem nada com isso é Bayern Munich, liderando a passos largos a Bundesliga, não há quem diga quem o título alemão irá para outro lugar que não a Baviera.
Sua distância hoje para o 2º colocado Borussia Dortmund é de 15 pontos! É a maior distância existente entre líder e vice-líder nos principais campeonatos da Europa.
O curioso é que mesmo com o time arrebentando quem estiver em seu caminho, a diretoria decidiu que Jupp Heynckes não é o cara certo para pilotar essa máquina e acertou a contratação do cobiçado treinador Pep Guardiola!
O que acho mais legal é que não foi por grana que os alemães convenceram Pep a se mudar para lá, mas sim a ideologia do Bayern, muito parecida com a do Barça, investindo nas categorias de base, revelando seus próprios craques e se preocupando como mundo ao seu redor, com o desenvolvimento da região.
♠ O Arsenal estará sem seus 2 laterais esquerdos para esse jogo: Gibbs está lesionado e Nacho Monreal não pode atuar pelo time na competição por já ter jogado pelo Málaga nessa edição do torneio. No Bayern quem fica fora é Claudio Pizarro, sabe-se lá o por quê, Badstuber lesionado e Boateng suspenso.
Vejo alguns pontos chave nesse jogo:
– o Arsenal está profundamente machucado por ter sido eliminado da FA Cup no sábado diante de um time da segunda divisão, o Blackburn. E Wengér está profundamente irritado, o que imagino que fará o time jogar o jogo da vida aqui e buscar a vitória a todo custo, pois sabem que não terão chance na Allianz Arena
– e no Bayern, o time não quer diminuir a velocidade achando que já ganhou, como fizeram na temporada passada. Eles também estão ainda machucados pelo triplo fracasso da última temporada e não acho que virão aqui pra buscar um empate sendo que podem se aproveitar dessa frágil zaga – principalmente o lado esquerdo, com Vermaelen (o melhor zagueiro do time!) improvisado na função.
Dito tudo, eu vejo as odds um tanto quanto desrespeitosas para uma vitória alemã, dando apenas 2,05 para o Bayern. Que mesmo estando a máquina que está, enfrentará um dos mais tradicionais times ingleses e pra mim o mercado de gols é o mais certeiro.