O Arsenal chega a este encontro lutando, como tem sido seu apanágio, ainda pela qualificação para a próxima edição da Liga dos Campeões, um dos grandes objectivos da equipa nas últimas temporadas e que tem permitido ao Arsenal manter uma boa saúde financeira. A equipa de Ársene Wenger chega a este encontro com 63 pontos somados em 34 jornadas e como uma das equipas com melhor saldo na diferença de golos de todo o campeonato inglês, vindo da melhor série de jogos da temporada, contando com sete jogos consecutivos sem somar qualquer derrota e perdendo apenas uma partida nas últimas nove.
O Manchester United por sua vez chega a esta partida já com o rótulo de novo campeão inglês, depois de na passada semana ter aproveitado o deslize do rival Manchester City e vencido o Aston Villa por 3-0, tornando matematicamente impossível ao, na altura actual campeão, poder ainda sonhar com a conquista do bicampeonato. A equipa de Alex Ferguson é assim a vencedora do campeonato inglês e chega a este encontro com uma larga vantagem não só sobre o Manchester City como também sobre o próprio Arsenal, 3º classificado actual, que tem um atraso de 21 pontos para os ‘red devils’ e com o Man Utd a ser a força mais goleadora da Premier League com 78 golos marcados em 34 jornadas.
Ambas as equipas defrontam-se agora em momentos totalmente distintos na sua temporada, tendo em conta que o Manchester United já alcançou todos os objectivos possíveis por esta altura enquanto o Arsenal luta ainda pela qualificação para a próxima edição da Liga dos Campeões e certamente deverá lutar por essa mesma vaga nas próximas semanas e até ao final do campeonato inglês.
De qualquer forma, ambas as equipas têm já uma rivalidade histórica e por norma os seus últimos confrontos têm resultado não só em jogos de muita emoção e qualidade, mas também com muitos golos (todos os últimos três golos entre ambos terminaram com pelo menos três golos marcados), algo que creio que poderá também suceder nesta partida entre ambos. Ambas as equipas têm defensivas relativamente sólidas, mas ainda assim por vezes algo desconcentradas, o que frente a frentes de ataque com muita qualidade devem sofrer bastante nesta partida, até porque apenas o Arsenal jogará com presão, o que pode permitir ao Man Utd realizar uma exibição bem mais capaz porque já é de facto campeão inglês. Desta forma, este é para mim um jogo não só de alta qualidade, mas de probabilidade real de poder terminara com golos.