O Arsenal é 6º classificado do maior campeonato de Inglaterra e vem de uma derrota, fora de casa, frente ao Chelsea, 3º classificado, por 2-1.
Em termos de registos, a jogar no seu estádio, neste campeonato e até ao momento, esta equipa soma 5 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, o que demonstra que é no seu estádio que esta equipa mais consegue pontuar e impor o seu futebol.
Totalizando os golos deste conjunto, neste campeonato e até ao momento, o mesmo tem 41 golos marcados e 26 sofridos, que correspondem, respectivamente, ao 4º ataque mais eficaz e à 3ª defesa que menos golos concede.
Tacticamente, este conjunto joga num 4-5-1, que pode ser descrito, na horizontal e a pormenor, como um 4-3-2-1, que tem em Theo Walcott o melhor marcador da equipa, neste campeonato e até ao momento, com 9 golos marcados, ou seja, 21% do total de golos.
Em termos de ausências e regressos, Alex Oxlade-Chamberlain e Lukas Podolski voltam a estar disponíveis para Arséne Wenger, neste jogo e Mikel Arteta, Francis Coquelin e Tomas Rosicky e Fabiaski estão lesionados, Diaby está em dúvida, Gervinho está entregue à sua selecção, pelo que o mesmo treinador não poderá contar com estes 5 jogadores, para este jogo.
È também de referir que o lote de 5 jogadores indisponíveis soma 45 entradas em campo e 7 golos marcados, pelo que será de esperar, sobretudo a ausência de Arteta se possa fazer sentir.
Onze provável do Arsenal: Szczesny, Sagna, Mertesacker, Vermaelen, Gibbs, Diaby, Wilshere, Cazorla, Oxlade-Chamberlain, Walcott e Podolski.
O West Ham United é 12º classificado da Premier League inglesa e vem de uma série de 4 jogos consecutivos sem vencer.
Em termos de registos, a jogar fora de casa, neste campeonato e até ao momento, esta equipa soma duas vitórias, 2 empates e 6 derrotas, o que demonstra que este conjunto tem sentido bastantes dificuldades para conseguir competir com as demais equipas deste mesmo campeonato, fora do seu estádio.
Totalizando os golos deste conjunto, nesta prova e até ao momento, o mesmo tem 25 golos marcados e 28 sofridos, que correspondem, respectivamente, a um dos 5ºs ataques menos eficazes e a uma das 7ªs defesas que menos golos concede. Tacticamente, este conjunto joga num 4-4-2, que pode ser descrito, na horizontal e a pormenor, como um 4-4-1-1, que tem em Nolan o melhor marcador da equipa, neste campeonato e até à data, com 5 golos marcados, ou seja, 20% do total de golos.
Em termos de ausências e regressos, Carlon Cole estará de volta à equipa após ter descansado no jogo do fim de semana, Chamakh estará indisponível neste jogo, pois foi emprestado pelo Arsenal e o contrato prevê que o jogador não possa defrontar este clube, Andy Carroll e George McCartney estão lesionados, Modibo Maiga está entregue à sua selecção, para o torneio da CAN e James Collins é uma dúvida, para este jogo, pelo que o treinador não poderá contar com 4 jogadores, neste jogo.
É também de referir que o lote de 4 jogadores indisponíveis soma 39 entradas em campo e 3 golos marcados, pelo que será de esperar, sobretudo no ataque, que estas ausências se façam notar.
Onze provável do West Ham United: Jaaskelainen, Demel, Tomkins, Reid, O’Brien, Noble, Dame, Nolan, Jaris, Joseph Cole, Carlon Cole.
É esperada uma temperatura a rondar o grau positivo, sem possibilidades de chuva, em Londres, à hora do jogo, o que ajudará, certamente, a manter os níveis físicos dos jogadores, de espectacularidade deste jogo e de afluência de público às bancadas para ver este derby entre duas equipas que, este ano, estão bastante abaixo do que era esperado, no inicio de época.
Em confronto teremos, então, o 6º classificado, contra o 12º, sendo que, desde logo, a equipa da casa assume o favoritismo para vencer este encontro, que se adivinha que terá um ambiente verdadeiramente arrepiante.
Em termos de comparação táctica, teremos um 4-5-1, ou 4-3-2-1, contra um 4-4-2, ou 4-4-1-1, o que faz adivinhar que a equipa da casa terá superioridade numérica, a meio-campo, o que ajudará esta equipa nas transições ofensivas, o que, aliado à superioridade nos planos técnicos individuais, de disciplina táctica, criatividade, eficácia ofensiva, concretização de situações de contra-ataque, capacidade de criação de linhas de passe e de desmarcação e de conversão de situações de bola parada, poderemos esperar, neste jogo, uma equipa da casa a controlar e a dominar este jogo.
Tendo, por isso, mais e melhores oportunidades de golo, pelo que a minha previsão, para este jogo, e tendo em conta os recentes registos de ambas as equipas, o momento de forma e as recentes exibições, a mesma se prenderá num handicap, pois julgo que a equipa do Arsenal, que poderá neste jogo encurtar a distância para o Tottenham, para 4 pontos, não deixará esta oportunidade fugir e deverá ganhar um jogo por uma margem superior à margem mínima.
Tendo em conta as baixas ofensivas da equipa visitante, posso mesmo antever que o West Ham não conseguirá marcar por mais do que uma vez, se conseguir marcar, pelo que, no resultado correcto, eu apontaria para um 3-1, ou 4-1, ou mesmo um 3-0, para este jogo.