Astana vs Midtjylland

Astana vs Midtjylland – Liga dos Campeões : A equipa do Astana é o tetracampeão do Cazaquistão

Tem dominado ao longo dos últimos anos o futebol no país e acumulado alguma experiência nos palcos europeus.

Na última época, caiu no playoff da Champions depois de perder contra os escoceses do Celtic, acabaram por fazer uma boa campanha na Liga Europa,

qualificando-se na fase de grupos em 2.º lugar de um grupo com Villarreal, Slavia Praga e Maccabi Tel Aviv e acabando eliminados na primeira fase a eliminar pelo Sporting.

Em 2015/16, o Astana estreou-se na Champions e logo com o apuramento para a fase de grupos, onde conseguiu pontuar contra os três adversários do seu grupo, na altura o Benfica, o Atlético Madrid e o Galatasaray.

Atualmente, estão nesta 2.ª pré-eliminatória em virtude de terem eliminado o Sutjeska, formação montenegrina, com triunfos de 1-0 em casa e 2-0 fora.

Na atual edição do campeonato do Cazaquistão, o Astana lidera com 50 pontos, mais 6 e mais 1 jogo que o segundo classificado Kairat.

Importa perceber que Roman Grigorchuk é o treinador principal desde o mês passado, mas o campeonato está na sua reta final, tendo começado já em março.

O ucraniano de 53 anos assumiu o comando técnico da equipa após Grigori Babayan, técnico interno que assumiu as despesas no início do campeonato após Stanimir Stoilov – que já estava no cargo desde 2014 – sair para assumir a seleção principal do Cazaquistão.

Apesar de todas estas trocas e baldrocas, a verdade é que o Astana não se tem ressentido e tem tido bastante sucesso desportivo nesta temporada.

Não perdem desde 23 de maio, altura em que foram batidos pelo Akzhayik (6.º) fora de casa para o campeonato e seguem numa sequência de três vitórias.

A última partida disputada pelo Astana foi na semana passada, precisamente para a Liga dos Campeões, em Montenegro, onde venceram o Sutjeska por 2-0, carimbando o apuramento para esta fase.

No fim-de-semana, descansaram e prosseguiram a preparação deste jogo, em virtude de terem efetuado em abril o jogo referente à última jornada do campeonato cazaque.

O Midtjylland tem crescido nas últimas épocas a nível interno e chega aqui com o estatuto de campeão dinamarquês em título,

três épocas depois do primeiro campeonato conquistado na Dinamarca, onde teve mais recentemente a concorrência mais feroz vinda do Brondby, sem esquecer os crónicos candidatos do Copenhaga.

Tecnicamente orientado pelo dinamarquês Jess Thorup, de 48 anos, o Midtjylland não arrancou bem esta nova temporada, talvez pelas alterações que o plantel sofreu.

O campeonato arrancou no passado dia 14 e a estreia não correu bem ao campeão, que empatou em casa perante o AGF, equipa que na última temporada lutou até ao fim pelo apuramento para a Liga Europa, objetivo que falhou.

À segunda jornada, a dificuldade teórica da visita ao reduto do Aalborg confirmou-se em campo e o Midtjylland averbou a primeira derrota oficial de 2018/19 (2-1),

num jogo dividido e onde até chegaram primeiro à vantagem, desperdiçando não 1 mas os 3 pontos que tiveram nas mãos.

Em termos de Europa, têm pouca experiência, tanto que as suas prestações nas principais montras do futebol do velho continente remontam a um único ano desportivo: 2015/16.

Entraram na 1.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, onde chegaram a afastar o Lincold Red Imps, de Gibraltar. Na segunda ronda, foram afastados pelos cipriotas do APOEL, acabando por participar na fase de grupos da Liga Europa com sucesso,

garantindo a qualificação em 2.º lugar, perante Nápoles, Club Brugge e Legia Varsóvia. Nos 16-avos-de-final, ainda ganharam em casa ao Manchester United, mas acabaram goleados e eliminados em Old Trafford.

São vários os fatores que me levam a crer num resultado positivo do Astana nesta primeira-mão da eliminatória. Desde logo, a experiência que acumularam a nível europeu nos últimos anos, não só com a participação inédita na fase de grupos da Champions há dois anos, mas também pela inclusão na Liga Europa da última época.

Nesse quesito, já entram a vencer o Midtjylland, mas logicamente esse tipo de teoria não entra em campo.

Ora, nesse aspeto prevejo vantagem para os cazaques, que mudaram de treinador duas vezes nos últimos cinco meses sem beliscar o rendimento desportivo.

Além disso, tiveram mais dias de descanso e para preparar este jogo, já que descansaram na Liga do Cazaquistão no fim-de-semana, enquanto o Midtjylland jogou na sexta-feira e perdeu um jogo que esteve a ganhar na casa de um rival da luta pelas primeiras posições.

Em duas jornadas da Liga Dinamarquesa, o Midtjylland soma apenas 1 ponto e levou para os primeiros jogos oficiais os maus resultados dos últimos jogos amigáveis que realizaram na pré-época.

Sim, porque começaram a sua época oficial há semana e meia, enquanto o Astana vem noutro ritmo competitivo há largos meses, já que o seu campeonato não parou nem na altura do Mundial. Importa referir que nos seus últimos 8 jogos,

incluindo dois de Champions, o Astana venceu 7 e empatou 1, sofreu 4 golos, não sofre há 4 jogos e em casa nunca perdeu para a Liga dos Campeões, nem mesmo contra Benfica, Atlético Madrid e Galatasaray.

Prognóstico Astana vs Midtjylland :

Na Liga Europa, foi batido em casa na última época pelo Villarreal e Sporting.

A juntar a tudo isto, o Astana não viu sair ninguém neste mercado de transferências, tendo-se reforçado com quatro jogadores que ainda nem devem estar integrados, enquanto o Midtjylland fez, naturalmente, algumas mexidas nos seus quadros.

Pela maior estabilidade, pelo fator casa e todos os ingredientes que referi até aqui, acredito que o Astana vá à Dinamarca em vantagem discutir a passagem à 3.ª pré-eliminatória,

onde defrontará, se passar, o vencedor da eliminatória entre Dínamo Zagreb e Hapoel Be’er Sheva, pelo que o sonho de voltar a marcar presença na fase de grupos da Liga dos Campeões existe e tem pelo que ser alimentado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CASAS DE APOSTAS
4,3 rating
Freebet de 10€ mais 100% de bónus sobre o valor do seu depósito até um máximo de 250 de bónus.
4,5 rating
Bónus de Boas Vindas para o primeiro depósito de 50% até um máximo de 50€ euros.