Atlanta Hawks:
Os Hawks vem de uma sequência de 3 jogos a vencer, já quebraram a malapata de não conseguirem vencer fora contra os Knicks no Madison Square Garden e agora a sequência é boa depois de um período inicial irrgular em que chegaram a estar com (1-3) no parcial.
Esta equipa de Atlanta tem vindo a ser elogiada pelos colunistas e jornalistas pela sua capacidade defensiva, talvez a equipa em maior destaque nessa vertente do jogo nos últimos 3 jogos, mas uma análise mais profunda, não só aos Hawks como os adversários que enfrentaram nessa altura permite explicar o porquê dessa tranquilidade defensiva dos Hawks, defrontaram e venceram duas vezes os Knicks (103-96; 91-85) , uma equipa que ofensivamente sobrevive muito da habilidade do Carmelo e de um ou outro fogacho exibicional de alguns jogadores e depois derrotaram os Jazz onde sofreram 97 pts. Os Hawks nem são uma equipa de mentalidade defensiva, é verdade que um dos reforços desta temporada foi o Sefolosha um jogador que marca muito bem o opositor, em Oklahoma era starter precisamente para dar equilibrio à equipa dos Thunder nesse propósito.
Em termos de lesões, Carrol é a baixa mais sonante, fazia parte do 5, é um jogador que mete algumas bolas de 3 pts se tiver espaço, mas vale mais pelo esforço defensivo que empresta, Sefolosha começa no seu lugar e nesse particular os Hawks nem ficam a perder. A equipa de Budenholzer tem bastante soluções para atacar no 5 inicial, no interior por Millsap e Horford, exterior pelo Korver e as incursões do Jeff Teague no 1 vs 1 para o cesto, no banco Mike Scott pode ser uma boa opção nos lançamentos de 3 pts e o Dennis Shroder o suplente do Teague que anda a colocar quase uma média de 9 pts por jogo a sair do banco.
Cleveland Cavaliers:
Eu vi a 2ª parte dos Cavs ontem em Boston e ofensivamente a equipa já está melhor, é normal que a equipa vá limando arestas, que os jogadores se começem a entender entre si e a filosofia de jogo do David Platt, mas é na vertente defensiva que esta equipa não me dá nem um pouco de confiança e por isso considero que os spreads dos Cavs nunca tem valor, porque simplesmente na parte defensiva há pouco esforço dos jogadores, praticamente o Lebron e o Varejão assumem, mas Irving, Love são do mais permissivo que existe e no matchup hoje contra os Hawks, o Teague é um jogador que individualmente causa muito desconforto aos defesas pela rapidez, mobilidade, constantes mudanças de direcção e o Love também leva com o Millsap que também é muito agressivo no jogo interior.
Platt já fez uma mudança no 5 inicial para atenuar as debilidades defensivas, começa agora o Marion, até foi ele que garantiu ontem a vitória ao defender o Rondo. O Dion Waiterssai agora do banco, é um scorer e neste capítulos os Cavs estão bem servidos em diversas posições. A ausência nos Cavs é Dellavedova que só deve regressar em Dezembro. Lebron e Platt:
Citar
We gave up a 40-point quarter and that’s unacceptable if we want to grow.
Citar
We’ll have a chance to be very, very good with consistent defensive play. Until we do, we’re going to have to win games like this.
Conclusão:
Não consigo confiar em spreads para os Cavs, não garantem qualidade a defender, para além de saber defender é preciso haver esforço e dedicação na tarefa e não se vê isso nos Cavs, já a atacar a equipa parece outra, melhorou significativamente, o Irving já partilha mais a bola, já cria a vantagem no 1 vs 1, mas oferece mais vezes a bola para os homens abertos, para além desse jogo de equipa os Cavs tem sempre as habituais individualidades que podem fazer pontos por si só, Lebron, Irving, Love e Waiters. Os Hawks vem de um bom momento não jogaram ontem, os Cavs estão em back to back, vitória muito suada ontem contra os Celtics, mas defensivamente não vão ter armas para travar uns Hawks frescos e com mais tempo de preparação para este jogo e como não vão conseguir, vão confiar nas capacidades ofensivas das individualidades para resolver e de algumas jogadas de equipa que já começam a surgir com maior frequência. Até os Cavs resolverem problemas defensivos ainda vai demorar muito e por isso creio que é de valor um over neste jogo.
Atlanta Hawks @ Cleveland Cavaliers – NBA |
|
Mais de 207.5 Pontos |
|