O Atl.Madrid tem feito uma época excepcional, e à partida para esta jornada encontrava-se em 2º lugar, muito distante do líder Barcelona, mas 4 pontos acima do Real Madrid.
Neste momento, o campeonato do Atlético é precisamente esse, ficar acima do seu rival. O clube está tão entusiasmado com a possibilidade de terminar o campeonato à frente da equipa de Mourinho, que até abdicou da Liga Europa, competição que venceram em 2 das 3 edições.
E digo que abdicou, porque depois de ter perdido a primeira mão por dois golos frente ao Rubin Kazan, deram-se ao luxo de ir à Rússia jogar sem 8 titulares… só para estarem bem fisicamente para a liga espanhola, a competição que lhes interessa.
O Atl.Madrid venceu na Rússia, mas pela margem mínima, e foi eliminado. Agora, para além do campeonato, só está na Taça do Rei, mas o grande objectivo dos colchoneros é terminar no 2º lugar. Esse objectivo traria o desejado acesso directo à Liga dos Campeões e seria uma vitória directa sobre o Real Madrid.
O Real venceu ontem e agora está a apenas um ponto, pelo que o Atlético não pode desperdiçar pontos nesta jornada, muito menos em casa onde em 12 jogos leva 12 vitórias. O registo caseiro do Atlético é impressionante, pois para além do registo 100% vitorioso, levam 33 golos marcados e apenas 6 sofridos.
Note-se que já levam 7 jogos seguidos nesta competição sem sofrerem um único golo em casa! Falcao fez o gosto ao pé na semana passada frente ao Valladolid, e a meio da semana frente ao Rubin Kazan, e um Falcao de pé quente é meio caminho andado para o golo (já leva 20 na competição) e para mais uma vitória.
Depois da ausência no jogo da Liga Europa, a equipa vai contar com os regressos de Juanfran, Gabi, Diego Godín, Thibaut Courtois e Diego Costa.
O Espanyol está em 12º lugar e a 10 pontos quer de descer, quer de garantir um lugar de acesso às competições europeias. Nos jogos fora, tem 2 vitórias, 4 empates e 5 derrotas e é uma equipa que não marca nem sofre muitos golos, sendo a quarta melhor defesa fora de casa… mesmo tendo sofrido 4 golos do Barcelona o mês passado.
O Espanyol é talvez a equipa em melhor forma da liga espanhola, pois venceu 5 dos últimos 6 jogos, apenas com um empate com o Zaragoza pelo meio.
O Espanyol está em excelente forma, mas o seu objectivo parece cumprido, e terá poucas hipóteses perante um Atlético com um registo caseiro imaculado e muito determinado em ficar com o 2º lugar na prova.
Os 8 jogadores que descansaram para a Liga Europa a meio da semana, quando a equipa precisava de ganhar por dois golos, demonstram bem o quanto o Atlético quer sair deste jogo com os 3 pontos.
O Atlético raramente sofre golos em casa, e o Espanyol marca pouco fora, pelo que será a veia goleadora de Falcao a decidir a margem de vitória do clube da casa.
Prognóstico: Atl. Madrid @ 1.40 na FantasticWin (10 unidades)