Detentor em título desta Taça do Rei, o Barcelona joga esta segunda mão dos oitavos-de-final em casa com o Córdoba em situação de relaxamento, pois ganhou fora na primeira mão uma vantagem de dois golos.
No campeonato, os catalães lideram confortavelmente, com 52 pontos (mais 11 que o segundo classificado Atlético Madrid) e um registo de golos de 61-19, num total de 18 jogos.
O momento é, como sempre, de grande forma, pois depois do empate a zero com o Benfica para a Liga dos Campeões, o Barcelona ganhou cinco jogos de seguida, o último dos quais no passado domingo por 4-0 frente ao Espanyol, para a La Liga.
Neste confronto com o Córdoba, o treinador Tito Vilanova continua de fora, por motivos relacionados com a sua saúde. Xavi, Iniesta, Piqué e Pedro ficam de fora da convocatória daquele que será o último jogo antes da deslocação a Málaga do próximo fim-de-semana.
O Córdoba enfrenta aqui uma missão impossível, pois terá de ganhar no Camp Nou por dois ou mais golos de diferença para poder garantir o apuramento ou pelo menos forçar o prolongamento.
Com a eliminação praticamente garantida, a equipa concentra baterias no seu campeonato, onde ocupa o 12.º lugar entre um total de 22 equipas, com 27 pontos, 21-23 em golos, num total de 20 jornadas.
Os últimos jogos não correram da melhor forma, pois após o triunfo no terreno do Huesca por 3-1, o Córdoba perdeu na recepção ao Recreativo Huelva (10.º) e empatou no campo do Mirandés (20.º), confirmando o pouco estofo que tem vindo a ter entre as equipas da sua liga.
No próximo domingo, o Córdoba tem uma importante recepção ao Numancia e neste jogo em Barcelona acredito plenamente que o pensamento da equipa esteja já direccionado nesse sentido.
A questão está resolvida a favor do Barcelona, conseguiram uma boa vantagem no 2-0 da primeira mão na deslocação ao estádio do Córdoba, que na minha opinião vem praticamente a este estádio marcar presença.
Domingo há um importante jogo com o Numancia e deve ser nesse sentido que o treinador preparou a equipa, já que ganhar a este Barcelona no seu terreno é uma missão praticamente impossível.
Com algumas baixas de peso, esta equipa do Barcelona continua a ter muito valor, até porque nomes como Messi, Thiago ou Villa deverão alinhar de início.
Todos sabemos o estilo de jogo que a equipa do Barcelona adopta, ainda para mais quando actua em casa. Tendo pela frente um oponente desmoralizado, do segundo escalão, não creio que a equipa tire cedo o pé do acelerador, até porque Tito Vilanova está nos Estados Unidos a receber uma segunda opinião sobre o seu problema de saúde e os jogadores devem querer dar um bom presente ao seu treinador nesta fase difícil da sua vida.
Não só por esse factor moral, mas também pelo sem número de oportunidades de golo que espero que o Barcelona crie neste jogo, considero esta uma aposta de imenso valor.