O Barcelona é líder do maior campeonato de futebol profissional de Espanha e vem de uma série de um empate, neste campeonato, frente ao Valência, que permitiu ao Atlético de Madrid aproximar-se na classificação, estando, no entanto, ainda a 9 pontos de distância, o que tendo em conta os níveis competitivos desta equipa, parece quase impossível de alcançar.
Em termos de registos, a jogar no seu estádio, neste campeonato e até ao momento, esta equipa soma 9 vitórias e um empate, o que demonstra que, no seu estádio, esta equipa é imbatível, até ao momento, o que demonstra bastante bem a enorme qualidade do seu futebol.
Totalizando os golos deste conjunto, neste campeonato e até ao momento, o mesmo tem 72 golos marcados e 25 sofridos, o que corresponde, respectivamente, ao ataque mais eficaz e à 4ª defesa que menos golos concede, o que perfaz a melhor diferença de golos, deste campeonato.
Tacticamente, este conjunto joga num 4-3-3, que tem em Leonel Messi o melhor marcador da equipa e do campeonato, até ao momento, com 34 golos marcados, até ao momento, ou seja, 47% do total de golos.
Em termos de ausências, Xavi, Dos Santos e Abidal estão lesionados, pelo que os mesmos não poderão ser opções para o treinador Tito Vilanova, neste jogo.
É também de referir que o lote de jogadores lesionados soma 23 entradas em campo e 5 golos marcados, pelo que a ausência de Xavi deverá ser notada, no meio-campo desta equipa.
Lista de convocados do Barcelona: Valdés e Pinto, Dani Alves, Piqué, Puyol, Bartra, Sergio, Jordi Alba, Montoya e Adriano, Fàbregas, Iniesta, Thiago, Mascherano e Song, Villa, Alexis, Messi, Pedro e Tello.
Onze provável do Barcelona: Valdés, Dani Alvez, Piqué, Puyol, Jordi Alba, Fabregas, Iniesta, Thiago Alcantara, David Villa, Messi e Pedro.
O Getafe é 12º classificado do maior campeonato de futebol profissional de Espanha e vem de uma vitória, no seu estádio, frente ao Deportivo da Coruña, 20º classificado, que interrompeu uma série de 9 jogos consecutivos sem ganhar que esta equipa vinha atingindo.
Em termos de registos, a jogar fora de casa, neste campeonato e até ao momento, esta equipa soma 3 vitórias, 2 empates e 6 derrotas, o que espelha bem as dificuldades que esta equipa tem sentido para conseguir pontuar, fora do seu estádio.
Totalizando os golos deste conjunto, neste campeonato e até ao momento, o mesmo tem 28 golos marcados e 36 sofridos, que correspondem, respectivamente, a um dos 7ºs ataques menos eficazes e à 5ª defesa que mais golos concede, o que perfaz uma das 6ªs piores diferenças de golo, deste campeonato.
Tacticamente, este conjunto joga num 4-5-1, que pode ser traduzido, na horizontal e a pormenor, como um 4-2-3-1, que tem em Diego Castro o melhor marcador da equipa, neste campeonato e até ao momento, com 5 golos marcados, ou seja, 17% do total de golos.
Em termos de ausências, Moya e Rafa estão castigados e Lafita, Xavi Torres, Valera, Mané e Juan Rodriguez estão lesionados, pelo que o treinador não poderá contar com estes 7 jogadores, nesta partida.
È também de referir que este lote de 7 jogadores indisponíveis soma 95 entradas em campo e 6 golos marcados, pelo que será de esperar uma defesa e meio-campos muito debilitados, neste jogo.
Lista de convocados do Getafe: Codina e Alberto, Alexis, Torres, Lopo García, Fede e Escudero, Lacen, Sarabia, Gavilán, León, Castro, Barrada, Míchel e Borja, Álvaro, Paco Alcácer e Colunga
Onze provável do Getafe: Codina, Torres, Lopo, Alexis, Escudero, Míchel, Borja, León, Barrada, Gavilán e Colunga
É esperada uma temperatura a rondar os 10 graus, à hora do jogo, sem possibilidades de chuva, o que, certamente, ajudará a manter os níveis físicos dos jogadores e de espectacularidade deste jogo, entre duas equipas de metades distintas do maior campeonato de futebol profissional de Espanha.
Em confronto teremos, então, o 1º classificado, contra o 12º, pelo que, desde logo, o favoritismo recai, inteiramente, para o conjunto da casa, que apresenta um dos melhores registos da Europa no seu estádio e no seu campeonato e que vem para este jogo com apenas uma ausência importante, ao passo que o seu adversário vem com 8 e algumas, de um grau de importância elevado.
m termos de comparação táctica, teremos o conjunto da casa a actuar em 4-3-3, ao passo que a equipa visitante actuará num 4-5-1, e sendo que ambos os esquemas se equivalem, pela descida ou subida da linha de extremos, será de esperar algum equilibrio numérico e posicional dos jogadores a meio-campo, o que deixará os desiquilibrios do jogo para as componentes técnicas, de disciplina táctica, de velocidade, capacidade de criação de linhas de passe, de desmarcações e de eficácia ofensiva, planos estes onde o conjunto da casa é o melhor a actuar em Espanha, estando, portanto, bastantes pontos acima do seu adversário.
Para a escolha do meu prognóstico, neste jogo, tive em conta tudo o que referi atrás, pelo que a minha escolha recairá no mercado de handicaps, pelo que tive também em conta que, na primeira volta do campeonato e com a equipa visitante a jogar em casa, o resultado foi de 4-1, pelo que prevejo que, com tantas ausências importantes, a margem será um pouco superior, neste jogo.