Barcelona: Apesar do grande fosso cavado entre os catalães e o segundo classificado do campeonato espanhol, atravessam uma das maiores crises desde que se iniciou o reinado Guadiola-Tito Vilanova.
O clube em poucas semanas, foi surpreendido em San Siro por uma grande organização defensiva e por um ataque veloz e eficaz da equipa milanesa, para além disso adiciounou duas derrotas consecutivas com o Real Madrid, sendo uma para a Taça do Rei em pleno Camp Nou e outra no Bernabéu para o campeonato, com um Real em poupança!
Fala-se de um possível esgotamento deste modelo de jogo do Tiki-Taka, a verdade é que se tem tornado cada vez mais fácil encontrar o antídoto para paralisar a equipa catalã.
Hoje a equipa orientada por Jordi Roura tem uma missão espinhosa, ganhar por por uma margem de 3 golos para passar a eliminatória sem ir a prolongamento. A estratégia e a identidade vincada do Barcelona não se deve alterar, o que será certamente diferente, serão os índices anímicos, a galvanização provocada pelos jornais e pessoas da Catalunha, o desafio e procurar juntar mais um pouco de história e alcançar os quartos de final.
Valdés; Daniel Alves, Puyol, Piqué e Jordi Alba; Busquets, Xavi e Iniesta; Pedro e Messi.
AC Milan: Eu creio que Allegri vai montar o mesmo tipo de estratégia que deu resultado no jogo em casa, a equipa ganhou todos os duelos físicos, disputas de bola, esteve muito compacta e quando teve oportunidade, finalizou, porém acredito que essas oportunidades sejam ainda menos desta vez.
Na conferência de imprensa, o treinador italiano disse esperar que o Barcelona não tivesse um dia especial e que a sua equipa teria de fazer ainda um melhor jogo do que o anterior e suster a pressão catalã.
Sem poder contar com Mario Balottelli para a Liga dos Campeões este deverá ser o 11 inicial:
Abbiati; Abate, Zapata, Mexés e Constant; Muntari, Ambrosini, Boateng e Montolivo; El-Shaarawy e Pazzini
Conclusão: Um jogo em que cerca de 90 mil pessoas estarão em ebolição para ver a equipa da casa passar. Um teste de fogo que enfrenta Messi e companhia e que grande parte do Mundo estará ansioso por assistir.
Estou convicto que vou assistir a um Barcelona dominador, com posses de bola a rondar os 75% e a tentar sufucar o adversário ao máximo, que por si só entrará com as linhas muito recuadas e a defender praticamente no último terço do seu campo. Perante isto, é expectável que a equipa do Barcelona crie um grande volume de jogo e tenha muitas oportunidades, com Dani Alves e Jordi Alba muito subidos no terreno, o número de idas à linha de fundo deverá aumentar e com isso os cantos sucederão.
Normalmente, aposto em unders nos cantos dos jogos do Barcelona, porque é uma equipa que “mastiga” muito a bola no centro do terreno e que faz muitos passes para trás. Mas, este é um jogo diferente, é de tudo ou nada, e onde os jogadores sabem que a bola tem de andar perto da baliza, o número de idas à linha de fundo tem de aumentar, assim como remates e oportunidades de golo.