O Barcelona é líder incontestado do maior campeonato de futebol profissional de Espanha e vem de uma vitória, no seu estádio, por 2-1, num jogo que ditou o regresso das equipas às mesmas, após a derrota por 2-0 frente ao AC de Milão.
Em termos de registos, a jogar no seu estádio, no campeonato nacional, apenas para comparação e até ao momento, esta equipa soma 11 vitórias e um empate, empate este que foi, precisamente, frente ao Real Madrid, na 7ª jornada deste campeonato, a duas bolas, mas registo este que demonstra a superioridade que este conjunto tem conseguido impor, aos seus diversos adversários, quando joga no seu estádio.
Totalizando os golos desta equipa, neste mesmo campeonato nacional, apenas para comparação e até à data, a mesma tem 82 golos marcados e 28 sofridos, que correspondem, respectivamente, ao ataque mais eficaz e à 5ª defesa que menos golos permite, o que perfaz a melhor diferença de golos, desta prova.
Tacticamente, este conjunto joga num 4-3-3, que tem em Leonel Messi o melhor marcador da equipa e do campeonato nacional, até ao momento, com 38 golos marcados em 25 partidas disputadas, o que perfaz 1,52 golos por jogo e 46% do total de golos, desta equipa. Em termos de ausências, Abidal já começou a treinar com a equipa, mas em principio ainda não poderá ser opção para o treinador Jordi Roura, nesta partida. É também de referir que Abidal é um dos jogadores que raramente foi utilizado por esta equipa, pelo que a sua ausência não se deverá fazer notar, neste jogo.
Onze provável do Barcelona Valdés, Dani Alves, Piqué, Puyol, Jordi Alba, Xavi, Fábregas, Iniesta, Pedro, David Villa e Messi
O Real Madrid é 3º classificado da Liga BBVA espanhola e vem de uma série de 4 jogos consecutivos sem perder, o que revela o bom momento de forma que esta equipa atravessa. Em termos de registos, a jogar fora de casa, no campeonato nacional, apenas para comparação e até ao momento, esta equipa soma 6 vitórias, 2 empates e 5 derrotas, um registo bastante inferior ao dos jogos efectuados no seu estádio, o que revela que este conjunto tem um défice na postura, mentalidade e abordagem que faz a este tipo de partidas.
Totalizando os golos desta equipa, neste mesmo campeonato nacional, apenas para comparação e até à data, a mesma tem 62 golos marcados e 23 sofridos, que correspondem, respectivamente, ao 2º ataque mais eficaz e a uma das defesas que menos golos permite, o que perfaz a 2ª melhor diferença de golos, desta prova. Tacticamente, este conjunto joga num 4-5-1, que tem em Cristiano Ronaldo o melhor marcador da equipa e o 2º melhor marcador do campeonato nacional de Espanha, até ao momento, com 24 golos marcados em 24 partidas disputadas, o que perfaz 1 golo por jogo e 38% do total de golos desta equipa.
Em termos de ausências, Casillas continua lesionado, ao passo que em termos de regressos, Sérgio Ramos cumpriu castigo e deverá estar apto para jogar e Xavi Alonso, Benzema e Varane recuperaram das respectivas lesões, pelo que poderão ser opções para o treinador, José Mourinho, nesta partida. È também de referir que Casillas soma 19 entradas em campo, mas estando Diego Lopez, na minha opinião, a fazer tão bem o seu lugar, não será de esperar que a sua ausência se faça notar, nesta partida.
Onze provável do Real Madrid Diego López, Sérgio Ramos, Varane, Pepe, Fábio Coentrão, Khedira, Essien, Di Maria, Ozil, Cristiano Ronaldo e Higuaín
É esperada uma temperatura a rondar os 6 graus de temperatura, à hora do jogo, com uma sensação térmica de 4 graus, o que, certamente, não ajudará a manter os níveis físicos dos jogadores, durante toda a partida, e portanto, também os níveis de espectacularidade deste jogo entre duas das 3 melhores equipas do maior campeonato de futebol profissional de Espanha sairão prejudicados.
Em confronto teremos então, o líder da Liga BBVA contra o 3º classificado, pelo que, desde logo, o favoritismo para vencer este encontro está do lado da equipa da casa, que tem, no seu estádio, um registo verdadeiramente espectacular, ao passo que a equipa visitante tem desiludido bastante na média das deslocações que efectua nesta prova. Em termos de comparação táctica, teremos o conjunto da casa a actuar em 4-3-3, ao passo que a equipa visitante actuará em 4-5-1, e sendo que ambos os esquemas tácticos se equivalem, pela descida ou subida da linha de alas ou extremos, será de esperar um equilibrio posicional e numérico de jogadores a meio-campo, o que deixará os desiquilibrios do jogo para os planos físicos, técnicos, de eficácia ofensiva, capacidade de criação de linhas de passe, de desmarcações e de eficácia na conversão dos lances de bola parada, planos estes onde ambas as equipas são muito bem dotadas e se encontram ao mais alto nível, mas em que a equipa da casa possui superioridade da disciplina táctica, eficácia ofensiva, capacidade de criação de linhas de passe e de desmarcações, ao passo que a equipa visitante é mais forte no plano físico, futebol aéreo, velocidade e na eficácia na conversão dos lances de bola parada.
Para a escolha do meu prognóstico, tive em conta que a equipa visitante procurou fazer descansar alguns dos seus jogadores mais influentes, como Fábio Coentrão, Cristiano Ronaldo, Ozil e Khedira, no anterior jogo, ao passo que a equipa da casa fez descansar Puyol, Jordi Alba, Xavi, Busquets e Pedro, pelo que será de esperar dois conjuntos em muito bom nível de forma, nesta partida, pelo que optei pelo mercado de dupla oportunidade, pois acredito que, após a derrota com o AC de Milão, a equipa técnica do Real Madrid terá passado bastante tempo a observar como anular o ataque da equipa catalã, e penso que o conseguirá fazer, nesta partida, obtendo uma igualdade ou vantagem que nunca deverá passar da margem mínima.