O Barnsley é 21º classificado do 2º maior campeonato de futebol profissional de Inglaterra e vem de uma vitória, a meio da semana, frente ao Brighton & Hove Albion, agora 7º classificado, por 2-1, que retirou esta equipa da zona de despromoção e terminou uma série de 4 jogos consecutivos sem vencer que esta equipa vinha atingindo.
Em termos de registos, a jogar no seu estádio, neste campeonato e até ao momento, esta equipa soma 5 vitórias, 4 empates e 9 derrotas, um registo ligeiramente superior ao do dos jogos efectuados fora do seu estádio, que indica que esta equipa é bastante equilibrada, mas que tem sentido muitas dificuldades para conseguir competir com as demais equipas que compôem esta prova.
Totalizando os golos deste conjunto, neste campeonato e até à data, o mesmo tem 46 golos marcados e 58 golos sofridos, que correspondem, respectivamente, a um dos 7ºs ataques menos eficazes e à 5ª defesa que menos golos permite, o que perfaz uma das 3ªs piores diferenças de golo, desta prova.
Tacticamente, este conjunto joga num 4-4-2, que tem em Chris Dagnall, Jason Scotland e Tomasz Cywka os melhores marcadores desta equipa, neste campeonato e até ao momento, com 5 golos marcados, cada um, o que perfaz 10% do total de golos, desta equipa.
Em termos de ausências, Scott Golbourne está lesionado e deverá ser a única preocupação para o treinador, nesta partida, ao passo que, em termos de regressos, Stephen Dawson volta a estar disponível para o treinador, nesta partida.
É também de referir que Scott Golbourne soma, neste campeonato, 31 entradas em campo e um golo marcado, pelo que será de esperar que esta ausência se faça sentir, na defesa desta equipa.
Onze provável do Barnsley: Steele, Delap, Wiseman, Cranie, Kennedy, O’Brien, Etuhu, Perkins, Mellis, Scotland e O’Grady.
O Watford é 3º classificado da Championship inglesa e vem de uma derrota, no seu estádio, frente ao Blackpool, 13º classificado, por 2-1, que terminou com uma série de 7 jogos consecutivos sem perder que esta equipa vinha atingindo.
Em termos de registos, a jogar fora do seu estádio, neste campeonato e até ao momento, esta equipa soma 10 vitórias, 3 empates e 5 derrotas, um registo ligeiramente superior ao do dos jogos efectuados no seu estádio, mas que indica que este conjunto é extremamente bem equilibrado e que tem conseguido, frente às demais equipas que compôem esta prova, impor o seu jogo e, geralmente, sair vitoriosa.
Totalizando os golos desta equipa, neste campeonato e até à data, a mesma tem 72 golos marcados e 47 golos sofridos, que correspondem, respectivamente, ao ataque mais eficaz e a uma das 6ªs defesas que menos golos permite, o que perfaz a 2ª melhor diferença de golos, desta prova.
Tacticamente, este conjunto joga num 3-5-2, que tem em Matej Vydra o melhor marcador da equipa e o 4º melhor marcador do campeonato, até ao momento, com 20 golos marcados em 32 jogos disputados, o que perfaz 0,62 golos por jogo e 27% do total de golos, desta equipa.
Em termos de ausências, Almen Abdi, Neuton, Tommie Hoban, John Eustace e Manuel Almunia estão lesionados, ao passo que, em termos de regressos, Nathaniel Chalobah e Fitz Hall recuperaram das respectivas lesões e são opção para o treinador.
É também de referir que este lote de 5 jogadores certamente indisponíveis para o treinador soma, neste campeonato, 96 entradas em campo e 12 golos marcados, pelo que será de esperar um conjunto, no global, afectado por estas ausências.
Onze provável do Watford: Bond, Doyley, Briggs, Nosworthy, Yeates, Pudil, Anya, Murray, Hogg, Battocchio e Deeney.
É esperada uma temperatura a rondar os 7 graus, à hora do jogo, com possibilidades de chuva e com uma sensação térmica a rondar os 6 graus, o que, certamente, não ajudará a manter os níveis físicos dos jogadores, durante toda a partida, e portanto, também os níveis de espectacularidade deste jogo entre duas equipas quase em posições contrárias na tabela classificativa sairão prejudicados.
Em confronto teremos, então, o 21º classificado contra o 3º, pelo que, desde logo, o favoritismo para vencer este encontro é assumido pela equipa visitante, que está num momento contrário ao da equipa da casa e que procura voltar às vitórias, nesta partida.
Em termos de comparação táctica, teremos o conjunto da casa a jogar num 4-4-2, ao passo que a equipa visitante deverá actuar num 4-4-2, o que faz com que seja de prever alguma superioridade numérica e posicional para a equipa visitante, o que, aliado aos seus maiores dotes nos planos físicos, técnicos, de eficácia ofensiva, capacidade de criação de linhas de passe, de desmarcações, velocidade nas transições e capacidade de conversão dos lances de bola parada, fazem com que seja de prever um jogo maioritariamente dominado pela equipa visitante.
No entanto, esta equipa continua a fazer-se ressentir de algumas ausências com muita importância, pelo que este jogo será bastante mais equilibrado do que os lugares na classificação fazem prever.
A equipa da casa também possui uma ausência de peso, e na defesa, pelo que espero um jogo bastante renhido e disputado, entre estas duas equipas, mas em que a equipa visitante deverá conseguir fazer impor a sua maior qualidade técnica e disponibilidade física, pois tiveram mais 3 dias de descanso que a equipa da casa, pelo que, para a escolha do meu prognóstico, optei pelo mercado 1X2, apoiando a vitória da equipa visitante.