Na 3ª jornada do grupo H da Champions teremos um duelo do leste, entre os bielorussos do BATE e o Shakhtar da Ucrânia. O BATE Borisov está neste momento em 2º lugar com 3 pontos, fruto da vitória frente ao Bilbao, enquanto que o Shakhtar tem dois pontos, resultantes de dois empates. Este jogo assume especial importância para o conjunto ucraniano, pois a derrota poderá complicar e muito o apuramento para a fase seguinte.
O BATE surpreendeu meia europa com a vitória em casa frente ao Athletic Bilbao, num jogo em que os bielorrussos foram sempre a melhor equipa no terreno de jogo e que chegaram a estar a vencer por 2-0. O BATE é uma equipa que tem dominado o campeonato local nos últimos anos, mas que a nivel europeu falta-lhe qualidade para voos mais altos. No jogo da primeira jornada frente ao Porto foi humilhado e perdeu por 6-0 no Dragão, sendo que a equipa bielorrussa revelou muitas fragilidades quer na defesa, quer no ataque.
Não acredito que consigam novamente um bom resultado neste grupo, apesar de nos últimos 3 jogos do campeonato terem vencido os 4 encontros.
11 provavel (4-2-3-1): Chernik – Khagush, Likhtarovich, Polyakov, Mladenovic, A.Volodko, Yablonski, Gordeychuk, Karnitski, M.Volodko – Signevich
O Shakhtar apesar das dificuldades que atravessa a Ucrânia e os impedem de jogar no seu estádio em Donetsk, tem uma equipa de causar inveja a muitas equipas dos principais campeonatos europeus. Tem um conjunto de brasileiros do meio-campo para a frente que são de grande qualidade, muitos deles já internacionais pela selecção brasileira e com experiência a nivel europeu.
O Shakthar apesar de não apresentar bons resultados nos últimos jogos, perdeu em Kyev com o Dinamo e cedeu o empate frente ao Porto nos últimos 5 minutos, é uma equipa que tem qualidade suficiente para vencer em qualquer campo desta Europa, em especial em Borisov, onde o seu conjunto é muito mais superior aos bielorrussos.
Lucescu sabe que este jogo é fundamental para a passagem aos oitavos pelo que irá meter a carne toda no assador na busca pela vitória, não poderá contar apenas com Krishkov para este jogo.
11 provavel (4-2-3-1): Pyatov,Chygrynskiy, Rakitskiy, Kucher, Srna, Fernando, Ilsinho, Taison, Teixeira, Douglas Costa, Luiz Adriano
O Shakthar é muito superior a este BATE Borisov, mesmo jogando fora de casa. A margem de erro dos ucranianos não é muito, precisam de somar 6 pontos nos próximos 2 jogos, antes de receberem o Bilbao e de irem ao Dragão. Acredito numa vitória ucraniana, até porque a imagem que tenho do BATE é aquela equipa frágil que levou 6 no Dragão e que frente a um adversário de igual categoria como estes ucranianos poderá somar nova derrota pesada.