Bayer Leverkusen:
É uma das melhores equipas da Bundesliga, mas este início de campeonato tem tido muitos altos e baixos, facto que deixa a equipa ansiosa e pouco capaz de confirmar as credenciais que mostra em alguns jogos. No momento, estão no 6.º lugar da classificação, com 13 pontos, a 7 do líder Bayern Munique, mas a apenas 1 do terceiro classificado Mainz.
Na última jornada, depois da interrupção para as selecções, empataram 3-3 com o Estugarda fora, num jogo em que foram para o intervalo a ganhar por 3-0.
Quanto ao percurso que realmente interessa, que é na Liga dos Campeões, os farmacêuticos entraram a perder num jogo em que foram melhores, em França, com o Mónaco (0-1), mas recuperaram os pontos perdidos à segunda jornada, na recepção ao Benfica (3-1), aqui com um triunfo completamente justo.
Zenit:
Aperfila-se como a melhor equipa da Rússia no momento e uma das melhores na Europa. No campeonato, têm perdido algum terreno e já só estão com mais 2 pontos em relação ao campeão e maior rival CSKA na liderança.
Voltaram a jogar após a paragem para os jogos de selecções no último sábado, em Krasnodar, tendo empatado 2-2. Perderam pontos, é certo, mas demonstraram boa capacidade de luta e sacríficio pois acabaram por recuperar de um 2-0 bem cedo para o 2-2 final.
Na Champions, conseguiram um excelente resultado na primeira jornada, ao bater o Benfica em Lisboa (2-0), num jogo em que entraram muito bem em jogo, mas onde o abrandamento no segundo tempo poderia ter custado caro, tendo na segunda jornada empatado sem golos na recepção ao Mónaco, num encontro em que foram inferiores.
Prognóstico:
É assim, como as coisas estão nesta altura e com o embate entre Mónaco e Benfica, acredito que o Bayer Leverkusen e o Zenit entrem em campo para ganhar, mas com a noção de que o empate não é nenhuma tragédia. No entanto, em caso de empate e de triunfo do Benfica em França, as contas ficaram extremamente equilibradas, algo que tanto alemães como russos não querem e por isso é jogo para ganhar e ponto final.
Como é sabido, o Leverkusen tem imensas debilidades defensivas, fruto da pressão altíssima que faz e, até agora, o Benfica foi das poucas equipas que os alemães defrontaram que não souberam aproveitar isso.
O Zenit tem imensa qualidade na primeira e segunda construção do seu jogo, tem qualidade para vir à Alemanha ganhar e acredito que façam 2 ou até 3 golos sem problemas. No entanto, os alemães também têm muita qualidade no ataque, processos já bem assimilados e, em casa, deverão actuar bastante pressionantes, aliás como de costume.
Isso poderá aproximar o Leverkusen da criação de oportunidades e, consequentemente, do golo, mas também permitirá ao Zenit sair no contra-golpe com imenso espaço e com homens rápidos como tem na frente nem quero pensar. Até acho que seja jogo para o Hulk fazer o que bem entender e poder estar variadas vezes em situação de finalização.