Inicia nessa terça na Allianz Arena o confronto mais equilibrado por cima, entre dois times de ponta da Europa com o Bayern Munich vindo de goleada histórica por 9 a 2 sobre o Hamburgo, encarando agora a Juventus, que vem de vitória sobre a Inter de Milão pelo italiano.
O time bávaro não se cansa de bater recordes nesse ano glorioso, a bola da vez foram os 9 a 2 sobre o Hamburgo, entrando para a história como a maior goleada já sofrida pela equipe do goleirão Rene Adler.
Além desse recorde ainda veremos o time de Munique bater muitos outros, dentre os quais ele persegue estão: – o melhor ataque, – a defesa menos vazada, – a maior diferença de pontos frente ao segundo colocado, – o campeão com mais rodadas de antecedência e entre outros que ainda podem surgir no nosso conhecimento.
A glória na Bundesliga já está sacramentada, é fato, seus 20 pontos de frente para o Dortmund, com 7 rodadas em disputa, ou 21 pontos, clarificam isso e fazem com que o foco da equipe se volte todo para o torneio continental, em que o Bayern chegou aqui sofrendo mais do que o esperado frente ao Arsenal, em uma daquelas noites preguiçosas que esse time protagonizou nas últimas semanas, gerando enormes críticas e levando a essa avassaladora resposta diante do Hamburgo.
O que nos perguntamos agora é se o time alemão conseguirá humilhar de forma semelhante a mais vezes campeã italiana, Juventus.
Bem ao contrário do Hamburgo, a Vecchia Signora possui um conjunto bem mais equilibrado com a defesa e o meio-campo sendo os setores fortes da equipe, que conta ainda com a maestria tática de Antonio Conte no comando técnico para emplacar o bicampeonato nacional e, quem sabe, um (inesperado) título europeu.
A maior fraqueza do time são mesmo os atacantes, alvo constante dos críticos, mas eu tenho de confessar que sou fã de Giovinco, Quagliarella e Matri, para mim eles estão sim a altura do “atacante Top” que os jornais tanto dizem faltar à equipe italiana.
De qualquer maneira, o time se vale mesmo é de sua consistência defensiva conseguida pelo bom trabalho de todo o time no sistema de defesa, fazendo da Juve um time ainda sem derrotas no torneio e a 5 jogos sem sofrer gol.
♠ Baixas dessa partida: Javi Martinez e Badstuber no Bayern. Sem baixas na Juve.
Φ Irei me apoiar na capacidade estratégica de cada treinador para chegar ao veredicto aqui. Por essa perspectiva eu vejo o seguinte: o Bayern é uma máquina e isso todo mundo sabe. O time joga no 4-2-3-1 e sua principal força ofensiva está na movimentação desses três meias mais avançados, nas chegadas de Schweinsteiger e nas subidas de Lahm pela direita, isso todo mundo também já sabe.
Perceberam? O time é previsível. Não há variação tática vinda de Jupp Heynckes e é esse o ponto que penso que dará à Juve o pulo do gato pelas mãos de Antonio Conte. O treinador italiano já mudou o sistema de seu time em diversas ocasiões e obteve sucesso em todas, sem exceção.
Lado escolhido, o que resta é a definição da aposta. Nesse ponto eu olho para o handicap a favor da Juventus e na expectativa daquilo que penso sobre o objetivo da equipe italiana nessa partida.
Para mim, o time não virá inicialmente com ambição de vencer essa partida, respeitando o gigante alemão e procurando levar um empate para Turim. Porém, acredito que um 2 a 1 para o time de Munique também seria interessante para a Juve, que precisaria de uma vitória simples em casa para avançar. Por essa possibilidade de se contentarem com a derrota por um gol de diferença, a minha aposta irá em: