O aflito Beira-Mar, na desesperante busca por pontos, recebe os madeirenses do Nacional, “estacionados” no meio da tabela (9º lugar), mas com um olho em lugares europeus (3 pontos para o 5º classificado).
Desde a chegada de Costinha que a equipa aveirense tem vindo a somar boas exibições. Quase aliou isso a pontos conquistados nos confrontos anteriores onde só faltou um pouco de sorte para os trazer para casa – nos últimos dois encontros, dois penaltys “tiraram” 4 pontos importantes aos aveirenses.
A série de resultados negativos e que tem raízes já no ano passado (sim, os aveirenses ainda não venceram este ano) é enganadora, já que os aveirenses quase foram capazes de travar o líder da Liga e ainda de impor a 4ª derrota a um Paços de Ferreira que só perdeu para os 2 primeiros classificados!
O discurso parece ter mudado, e a opinião sobre os aveirenses na opinião pública tem vindo a melhorar, adivinhando objectivos conquistados no horizonte. É fácil de o fazer perante a demonstração de solidariedade da equipa, que tem sido muito competente a defender, e sobretudo, em posse de bola (bateu o Benfica, por exemplo e ainda superou o Setúbal, no Bonfim).
Os madeirenses chegam a Aveiro num bom momento depois de 5 jornadas seguidas sem conhecer o sabor da derrota, entre as quase se contabilizam dois empates: o mais incrível imposto ao Benfica, e o outro na Mata Real! Depois disto, venceu 2 encontros e empatou um, frente ao Rio Ave (das melhores equipas a jogar fora).
Ou seja, o Nacional apresenta-se num bom momento de forma e isso espelha-se nos resultados. Assumirá, por certo, a candidatura a um lugar europeu, algo que não estará fora da cabeça dos orientados por Manuel Machado esta tarde.
A jogar fora, em 11 encontros, perdeu 6 empatou 1 e venceu 4. Desta série, 1 empate e 2 vitórias foram conseguidas nas últimas 3 deslocações o que mostra as melhoras da equipa nacionalista a jogar fora de portas…
… porém, vai encontrar um Beira-Mar motivado e que conseguiu jogar de peito-feito ante equipas que estão entre as 4 mais bem classificadas no campeonato nacional. É, portanto, de esperar que também o faça ante os madeirenses, mantendo a mesma solidez defensiva e a mesma qualidade na circulação de bola. Acredito que a equipa aveirense não perca este jogo, ainda para mais a jogar no seu reduto.