Já é consensual na imprensa nacional que, independentemente do desfecho da Liga NOS, o atual treinador encarnado Bruno Lage não irá continuar para a próxima temporada. Isto porque o Benfica já se encontra ativamente na busca por um sucessor e os nomes que têm vindo a público são bem-sonantes…
PROPOSTA A JESUS CHEGOU COM SEMANAS DE ATRASO
Foi relativamente irónico o sucedido nesta recente tentativa de contratação do Benfica junto de Jorge Jesus.
O tricampeão pelos encarnados esperou vários meses antes de renovar o seu contrato com o Flamengo na expetativa de que chegasse uma proposta de um grande clube europeu ou de um dos grandes do futebol nacional, mas cerca de duas semanas após ter estabelecido um novo vínculo com o clube brasileiro chegou o Benfica para saber das suas condições.
Naturalmente, seria de uma falta de profissionalismo atroz caso Jorge Jesus abandonasse o Flamengo poucos dias depois de renovar pelo que a sua saída foi descartada pelo próprio.
Assim, e numa altura em que Bruno Lage ainda luta pelo título nacional enquanto vai ouvindo a sucessão de nomes para o seu lugar, o Benfica parece ter-se voltado agora para um técnico estrangeiro que possa trazer um maior aporte para um eventual ataque a uma forte campanha nas competições europeias.
MAURICIO POCHETTINO CUSTARÁ MUNDOS E FUNDOS
O nome que agora surgiu na imprensa nacional é Mauricio Pochettino, o técnico argentino que brilhou ao serviço do Tottenham guiando a formação do Norte de Londres a um vice-campeonato inglês e um vice-campeonato europeu.
Mas quanto custará um treinador com estes pergaminhos? Certamente que o seu custo anual superará tudo o que já foi pago na história do futebol nacional, mesmo incluindo a milionária troca de Jorge Jesus do Benfica pelo Sporting há algumas temporadas.
Benfica – Mauricio Pochettino: Da final da Champions à Liga Portuguesa https://t.co/uexRePd4Qa
— Diário Record (@Record_Portugal) June 28, 2020
Pochettino notabilizou-se em Inglaterra como um técnico de grande qualidade capaz de criar um excelente ambiente no balneário e de adotar sistemas de jogo agradáveis à vista, razão pela qual o Benfica não estará sozinho na corrida aos serviços deste técnico.
Poch terá interessados um pouco por todo o mundo, nomeadamente de bons clubes das Ligas espanhola, inglesa, italiana e alemãs, portanto, o Benfica necessitaria de lhe oferecer um projeto verdadeiramente ambicioso onde lhe oferecesse excelentes condições salariais e uma considerável verba para se reforçar no mercado este verão.
Por tudo isto, é evidente que não será fácil ao Benfica convencer o técnico argentino, e só uma forte proposta alicerçada numa total liberdade para estabelecer um plano para a próxima época o poderá convencer a abdicar de se manter numa das maiores ligas europeias quando regressar ao ativo.
VIEIRA TENTA ASSEGURAR O SEU FUTURO?
Numa altura em que a contestação ao presidente do clube encarnado tem crescido com especial enfoque na rejeição do orçamento do clube para 2020/21 numa recente assembleia, parece que Luís Filipe Vieira se tentará defender apostando num grande treinador e num forte reforço do seu plantel para a próxima temporada, garantindo assim que o futebol do Benfica estará de boa saúde quando chegarem as eleições do clube em Outubro.
Esta época, e embora o clube ainda possa sagrar-se campeão nacional, a fraca campanha europeia aliada à grotesca quebra de resultados na segunda volta da Liga NOS tem levado a muitas críticas, tendo em conta que Vieira deixou sair algumas das suas estrelas na época passada e nem por isso compensou as suas saídas, fiando-se nas camadas jovens para suprir elementos como Jonas, Salvio ou João Félix, algo que manifestamente não surtiu efeito.
UNAI EMERY NA LISTA DE ESPERA
A ambição do Benfica para a próxima época é evidenciada no tipo de treinador que o clube vem procurando na última semana, pois além de Jorge Jesus e Mauricio Pochettino, a terceira opção poderá ser Unai Emery, conceituado técnico que brilhou no Sevilha e que acabaria por ser eleito pelo Arsenal como sucessor de Arsene Wenger numa aposta falhada pelos Gunners.
A sua experiência europeia de vitórias na Liga Europa seria um acrescento, mas o Benfica tem ainda Marco Silva na sua lista.
Unai Emery e Pochettino apontados ao Benfica.
Acreditam que será possível contratar um destes 2 treinadores? pic.twitter.com/Yi0QQFVD0m
— Benfica Transfer (@BenficaTransfer) June 27, 2020
O técnico português perdeu algum do seu estatuto em Inglaterra após uma dececionante campanha no Everton que terminou com a sua dispensa, mas o seu estilo de futebol atacante certamente agradaria aos adeptos encarnados, embora o mais importante seja obviamente a conquista de títulos.
Os próximos dias poderão trazer novidades quanto aos desenvolvimentos levados a cabo pela direção do Benfica no sentido de encontrar um sucessor para Bruno Lage e, enquanto isso, o técnico português lá vai continuando no comando da equipa de futebol profissional.