Após o sorteio da passada segunda-feira, ficámos a saber que Porto e Benfica só se poderão defrontar na grande Final da Taça de Portugal, no mítico Estádio do Jamor. Mas antes disso, precisam superar duas rondas onde serão favoritos claros.
Encarnados voltam a jogar em casa nos Quartos de Final
Apesar de enfrentar agora um adversário de qualidade como o Rio Ave nos Quartos de Final, a verdade é que o sorteio ditou que a turma de Bruno Lage volte a jogar no seu reduto depois de já ter afastado o Sp.Braga na ronda anterior.
É certo que se trata de um adversário perigoso, no entanto, o fator casa representa um óbvio handicap positivo para os encarnados.
Passando os vila-condenses, o Benfica irá posteriormente enfrentar o vencedor da eliminatória entre Paços de Ferreira e Famalicão numa discussão a duas mãos, fase onde o Benfica caiu na época passada frente ao Sporting, que se viria a sagrar campeão da prova após vitória sobre o FC Porto nas Grandes Penalidades.
Assim, o Benfica tem aqui uma bela oportunidade de marcar presença no Jamor em Maio para disputar a grande final da prova rainha do futebol português.
A formação benfiquista é a maior vencedora na Taça de Portugal com 26 títulos conquistados, no entanto, venceu a competição em apenas duas ocasiões nos últimos 15 anos pelo que estará apostada em recuperar o seu domínio também nesta competição com a maior brevidade possível.
Dragões também têm caminho facilitado
Se o Benfica tem as portas abertas da Final por jogar em casa diante do Rio Ave e enfrentar depois uma equipa inferior da Liga NOS, o caminho portista está ainda mais acessível tendo em conta que não precisam defrontar nenhum primodivisionário até à Final.
Nos Quartos de Final, os Dragões recebem o Varzim da Segunda Liga e tudo indica que terão qualidade de sobra para superar a formação da Póvoa de Varzim, carimbando assim o seu lugar nas Meias-Finais.
🇵🇹🏆Sorteio dos quartos de final da Taça de Portugal.
Quem estará na final?
#tacadeportugal #teamfutglobal pic.twitter.com/T3ZjyGn81O— Fut Global (@futglobal19) December 23, 2019
Depois, o Porto terá pela frente o vencedor do confronto entre Académico de Viseu e Canelas 2010, ou seja, novamente tendo pela frente uma formação de divisão inferior numa discussão a duas mãos que deverá dar margem de manobra suficiente aos pupilos de Sérgio Conceição para que não desperdicem a oportunidade de marcar presença em nova Final.
Os portistas não vencem a prova desde 2010-11 e procuram reconquistar um troféu que haviam ganho por oito vezes nos catorze anos anteriores ao seu último sucesso.
Uma Final que não acontece desde 2004
Benfica e FC Porto são os maiores dominadores do futebol nacional ao longo da sua história, e mais vincadamente nos últimos 40 anos, pelo que é algo atípico verificarmos que os mesmos não se enfrentam no Estádio do Jamor desde 2003-04.
Para que se tenha uma ideia da distância temporal desse encontro, o Porto era treinado por José Mourinho numa temporada onde conquistaria a Liga dos Campeões, ao passo que o Benfica era orientado pelo espanhol José Antonio Camacho.
Curiosamente, e apesar do sucesso nacional e internacional desse Porto de Mourinho, foi o Benfica quem conquistou essa Taça de Portugal batendo os Dragões por 2-1 após Prolongamento com golos de Fyssas e Simão Sabrosa contra o tento de Derlei para o lado dos azuis e brancos.
Estão sorteados os "Quartos-de-Final" da #TaçadePortugal
O @SLBenfica vs Rio Ave FC é o duelo que se segue.#SLBRAFC #RAFC #muitonossosemigual pic.twitter.com/vT1FdPAGTb
— Rio Ave FC (@RioAve_FC) December 23, 2019
Cerca de 16 anos depois, existe uma forte possibilidade de voltarmos a ter uma final escaldante no Estádio do Jamor entre dois dos mais vitoriosos clubes na competição.
O Benfica é o maior campeão com 26 conquistas como já foi mencionado acima, com o Porto a vencer em apenas 16 ocasiões, mas aquilo que mais contribui para essa separação de águas é claramente a eficiência em finais por parte dos dois conjuntos.
Enquanto o Benfica só perdeu dez finais e tem eficácia superior a 70% no que toca a vitórias no jogo decisivo, o Porto já perdeu 14 de 30 finais conquistando cerca de 53% das suas oportunidades de erguer a Taca de Portugal.
Cumprir missões antes de pensar em Clássicos
Mas antes de tudo isso, será hora Benfica e FC Porto fazerem valer os seus pergaminhos a caminho da Final da Taça de Portugal, pois se pensarem demasiadamente em antecipação podem apanhar um dissabor, afinal, as outras equipas ainda em prova sonham com uma Final rara ou inédita nas suas histórias.
O Rio Ave já foi finalista vencido em duas ocasiões, mas Académico de Viseu, Canelas, Famalicão e Varzim nunca estiveram no jogo decisivo da prova e tudo farão para alcançar esse objetivo que seria marcante na história dos respetivos clubes.
Outros links Apostaganha onde podes obter mais informações:
Entra no nosso canal do telegram se queres Receber todos os Prognósticos, Destaques, Tutoriais, Promos e muito mais, assina o nosso CANAL. Se queres conversar connosco também no Telegram através de CHAT.
Assiste a todos os nossos podcast e dicas de apostas no nosso canal de Youtube. Se gostas de outras redes sociais segue-nos no Instagram e Twitter.