Teve lugar, na manhã desta segunda-feira, a realização dos sorteios referentes à 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões e à 2.ª pré-eliminatória da Liga Europa. Saíram os gregos do PAOK ao caminho do Benfica, enquanto que o Rio Ave viajará até à Bósnia para defrontar o Borac.

PAOK vs BENFICA / ABEL FERREIRA vs JORGE JESUS  EM SALONICA

A 15 ou 16 de setembro, o Benfica terá uma deslocação ao Estádio Toumba, na Grécia, para apurar diante do PAOK qual dos dois se qualificará para o play-off da Liga dos Campeões, onde já tem os russos do Krasnodar, carrascos do FC Porto há um ano, à espera.

Com PAOK, AZ Alkmaar e Rapid Vienna entre as possibilidades, quis o destino que as “águias” repetissem o duelo de 2018/19, que decorreu, na ocasião, pelo play-off de acesso à fase de grupos da prova milionária, com o Benfica a garantir o triunfo a duas mãos, numa altura em que ainda eram comandado por Rui Vitória e nos gregos estava o romeno Razvan Lucescu.

Atualmente, este será um confronto entre os treinadores portugueses Jorge Jesus (Benfica) e Abel Ferreira (PAOK), tendo o segundo já sido treinado, enquanto jogador, pelo primeiro.

Para efeitos estatísticos, sempre com a sua importância (maior ou menor consoante o perfil do apostador) na análise, nunca Abel Ferreira conseguiu derrotar os “encarnados”, tendo, ao serviço do Braga, em cinco ocasiões, somado um empate e quatro derrotas.

Já no frente-a-frente contra Jorge Jesus, o “aprendiz” leva a melhor contra o “mestre”: duas vitórias, um empate e uma derrota.

O QUE VALE ESTE PAOK?

Na última década, foram cinco as presenças do PAOK nas pré-eliminatórias de acesso à Liga dos Campeões (o mais longe que conseguiu chegar foi em 2013/14 e 2018/19), sendo que o clube grego não marca presença na final da maior prova de clubes da UEFA desde 1985/86, contando apenas com duas participações, nessa época e em 1976/77.

O QUE VALE ESTE PAOK?

Vice-campeão grego em título, depois de ter conquistado o campeonato na época anterior, o PAOK terminou 2019/20 com uma distância de 18 pontos a separá-lo do campeão e rival Olympiakos.

O tiro de partida na época 2020/21 teve lugar há praticamente uma semana, na 2.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, onde o PAOK derrotou, em casa, o Besiktas, por 3-1.

Com um coletivo avaliado, de momento, em 54,1 milhões de euros pelo Transfermarkt, o PAOK conta com um português nas fileiras do seu plantel principal, a saber Fernando Varela, que viu Vieirinha terminar contrato e abandonar Salonica no início deste mês.

Léo Jabá, extremo brasileiro de 22 anos, e Karol Swiderski, avançado polaco de 23 anos, são duas das principais figuras do esquema ofensivo de Abel Ferreira. O treinador português conta ainda com nomes como Dimitrios Pelkas (capitão de equipa) e Chuba Akpom (ex-Arsenal).

Fora de campo, o PAOK não goza de uma pujança financeira suficiente para ombrear com o Benfica, mas dentro das quatro linhas tem um conjunto de jogadores relativamente interessante e que não mudou muito desde o confronto com o Benfica de Rui Vitória.

RIO AVE: UM DESAFIO CHAMADO BORAC

Jogar fora, ainda para mais com uma deslocação à Bósnia-Herzegovina, não seria bem o cenário ideal que os responsáveis do Rio Ave teriam desejado para esta 2.ª pré-eliminatória da Liga Europa.

Ainda assim, o sorteio poderia ter colocado no caminho dos vila-condenses o Lincoln Red Imps (Gibraltar) ou o Servette (Suíça), sendo que, no caso dos segundos, a tarefa poderia ser, teoricamente, mais complicada.

O Borac é um clube sem grande expressão no futebol bósnio – e ainda menor a nível europeu –, onde conta com apenas um título de campeão nacional (2010/11), que lhe forneceu o direito a disputar a 2.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões pela primeira vez na sua história em 2011/12 (eliminado pelo Maccabi Haifa).

Esta presença nas rondas que antecedem a fase final da Liga Europa da UEFA acontece sete anos depois da última, dado que, em 2012/13, o Borac andou por cá, tendo caído com dois empates contra os montenegrinos do FC Celik.

A última edição da Premijer Liga bósnia teve o seu fim decretado duas jornadas antes do seu final, devido à pandemia de covid-19. À data da paragem, o Borac era o 4.º classificado, com 36 pontos (menos nove que o FK Sarajevo, seis que o Zeljeznicar e dois que o Zrinjski Mostar).

Um dado a ter em atenção é de que esta equipa já realizou seis jogos oficiais em 2020/21, dado que o campeonato da Bósnia arrancou a 1 de agosto (três vitórias e duas derrotas fazem o saldo do Borac), sendo que, à data do confronto com o Rio Ave, já serão sete os jogos efetuados pela turma de Vlado Jagodic, treinador bósnio de 56 anos que comanda o Borac desde março passado, contando com apenas sete jogos oficiais realizados.

Numa breve consulta aos dados fornecidos pelo Transfermarkt sobre esta equipa, o Borac surge globalmente avaliado em 3,95 milhões de euros, sendo que a sua unidade mais valiosa é o extremo-direito Goran Zakaric, com valor de mercado de 450 mil euros.

Duas eliminatórias onde o favoritismo está do lado das equipas portuguesas, que terão de ter atenção redobrada devido ao facto de esta ser uma decisão que se realizará a uma só mão, não havendo tempo para corrigir eventuais falhas, com a agravante de o sorteio ter obrigado “águias” e vila-condenses a jogar fora.

A duas semanas das partidas, sendo que o Benfica jogará um ou dois dias antes do Rio Ave, Jorge Jesus e Mário Silva terão trabalho-extra para garantir aquele que é, para já, o grande objetivo do início de temporada para ambos os clubes.

 

Gostaste do nosso conteúdo?
Então regista-te no nosso canal do Youtube. Entra nas nossas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter. Ainda tens o nosso Chat no Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Casas de Apostas
Luckia

Não tem bónus de Boas vindas para a postas desportivas online.

Nossa Aposta

Não tem bónus de Boas vindas para a postas desportivas online.

Betclic

Bónus de Boas Vindas para o primeiro depósito de 50% até um máximo de 50 euros.

Bet.pt

Bónus de Boas Vindas para o primeiro depósito de 50% até um máximo de 50 euros.

Betway

Bónus de Boas Vindas para o primeiro depósito de 100% até um máximo de 100 euros.

ESC Online

Freebet de 10€ mais 100% de bónus sobre o valor do seu depósito até um máximo de 250 de bónus.

Betano

Bónus de Boas Vindas para o primeiro depósito de 50% até um máximo de 50 euros.