16 DEZEMBRO – 21h00 –
Joga-se esta 3ª a última jornada da Eurochallenge, com o Benfica a receber o Kataja, sendo que ambas as equipas já estão eliminadas. No jogo na Finlândia o Benfica acabou por vencer com uma excelente exibição de Jobey Thomas.
O Benfica é o tri-campeão nacional e pela falta de competitividade em Portugal, decidiu este ano entrar nas comeptições europeias. Contudo, teve o revês de perder Betinho para a Liga Espanhola.
O Benfica tem se batido bem nesta competição, apesar de já não ser possivel o apuramento e só registar uma vitória na deslocação a Finlândia. O Benfica teve muito azar no sorteio, calhando com o Nanterre e o Mons, duas equipas candidatas a vitória final na competição.
O principal problema tem sido a nivel defensivo, sendo que a nivel ofensivo no geral até tem estado bem, sendo mesmo a equipa com menos turnovers da competição. O destaque vai para Jobey Thomas, fortissimo no tiro exterior e que tem uma média de 3 pontos bastante interessante e para o poste Ronald Slay.
Contudo, após este jogo na Finlândia o Benfica teve um enorme revês que foi a lesão do capitão Diogo Carreira e que só voltará aos pavilhões em Março.
Os finlandeses do Kataja são os vice-campeões do seu país, lugar que alcançaram por 4 vezes nos últimos 6 anos. Nunca foram campeões finladeses mas já venceram a taça da Finlândia por 3 vezes. Em termos europeus participaram na Eurochallenge nos últimos 2 anos, sendo que no 1º ano foram até aos quartos de final e o ano passado foram eliminados na fase de grupos com 2 vitórias em 6 jogos.
Para este ano houve alterações na roster da equipa, entraram 4 novos americanos e sairam os 3 do ano passado. A principal estrela é o americano Robert Arnold que é o melhor marcador da Liga Finlandesa. Contam ainda com Rannikko Teemu, ex-jogador do Libljiana e que é muito forte no tiro exterior.
É uma equipa muito jovem, com média de idades de 24 anos e isso está a reflectir-se nos resultados desta época, estando neste momento com um registo 4v-6d na Liga e com duas derrotas na Eurochallenge. É uma equipa com pace muito alto e com pontuações muito altas nos seus jogos na Finlândia.
Ao contrário do jogo na Finlândia, o favoritismo a meu ver está do lado do Kataja. Se o Benfica conta com Thomas, a verdade é que o Kataja conta com Robert Arnold, um dos melhores jogadores nesta competição.
O pavilhão da Luz vai estar vazio e sendo um jogo a feijões os encarnados poderão rodar mais a equipa que o normal, sendo que mesmo que os finlandeses façam o mesmo, tem sempre mais soluções que o Benfica. Será um jogo equilibrado, mas que acredito que a vitória acabe por sorrir aos visitantes e assim vingar a derrota sofrida em casa.
PROGNóSTICO Benfica vs Joensuun Kataja – Eurochallenge |
Joensuun Kataja |
📍 Não percas mais nenhum Prognóstico seguindo o nosso TELEGRAM 👈