O regresso do Benfica as competições acontece esta 4ª feira num jogo frente aos belgas do Mons-Hainaut.
Benfica:
Passeia pelo campeonato nacional desde que o Porto desisitiu da modalidade, os encarnados são actualmente tricampeões e já conquistaram uma série de taças desde dessa data. A nivel nacional dominam o basquetebol a seu belo prazer, mas muito por culpa da falta de competitividade dos seus adversários.
Apesar de já ter conquistado um trofeu esta época, os encarnados começaram o campeonato com uma derrota frente ao Galitos do Barreiro e é por aqui que a minha aposta é baseada. É uma equipa que apesar de dominar a nivel nacional, ainda é muito inconstante e acusa a pressão em alturas “chave”.
O Benfica tem alguns jogadores interessantes e com experiência europeia, mas depende muito de um jogador: Jobey Thomas. O extremo norte-americano, tem uma excelente percentagem de tiro exterior e muito do que o Benfica irá fazer neste jogo irá depender dele.
O restante 5 inicial deverá ser: Diogo Carreira e Carlos Andrade ( dois internacionais portugueses ), Seth Doliboa ( experiente norte-americano com um excelente tiro exterior e que já jogou no campeonato Alemão) e o poste americano Frederick Gentry.
Mons-Hainaut:
Do lado dos belgas a informação é pouca, a selecção belga ficou em 9º lugar no último europeu e as suas equipas participam regularmente nas competições europeias ao contrário das portuguesas. Este Mons- Hainaut ficou em 2º lugar no campeonato belga do ano passado, mas viu sair o seu melhor jogador para a NBA, para os Spurs.
Não começou bem o campeonato belga com 3 derrotas nos 5 primeiros jogos, mas continua a ser uma equipa bastante competitiva e que conta com 7 americanos no seu elenco, alguns deles a várias épocas no clube.
Desde 2008 que participam todos os anos nas comeptições europeias, sendo que nessa mesma época foram os finalisatas vencidos da Eurocup ( competição acima desta Eurochallenge) e por apenas um ponto. Nos últimos 5 anos participou 4 vezes na Eurocup e uma na Eurochallenge, é por isso uma equipa habituada a estas andanças.
Conclusão:
As casas de apostas atribuem o favoritismo ao Benfica, mas eu considero o contrário.
A diferença de competitividade entre os belgas e os portugueses é grande, bem como a experiência neste tipo de prova. Se juntarmos o facto de que o pavilhão vai estar muito provavelmente as moscas, temos os ingredientes todos para uma vitória dos belgas na Luz.
O Benfica depende muito do tiro exterior e será por aí que poderá causar diferença, mas em termos de jogo interior vai ter grandes dificuldades frente aos gigantes americanos que jogam nos belgas. Gentry é o único poste com mais qualidade neste plantel e mesmo ele tem vindo a treinar algo limitado durante a semana passada.
Assim, acho que o valor está todo do lado dos belgas, que apostam forte nesta prova e procuram chegar longe na mesma.
PROMOÇÃO APOSTAGANHA A DECORRER: Freebets 5€
PROGNÓSTICOS E PALPITE Benfica vs Mons-Hainaut – Eurocup |
|
Mons-Hainaut vencer por 6 pontos ou mais a |
|