A equipa comandada por Nuno Espírito Santo está em clara quebra de rendimento, depois de um uma primeira fase da época muito boa a equipa foi quebrando e neste momento já está fora dos lugares europeus, é 6º classificado com 30 pontos, menos um ponto que o Estoril que ocupa a ultima vaga europeia, mas o Rio Ave não vence há cinco jogos, tendo perdido três desses jogos, mas por incrível que pareça é fora de casa que o Rio Ave consegue os melhores resultados, tem seis vitorias, dois empates e três derrotas com 18 golos marcados e 16 sofridos.
Para esta viagem a Lisboa são vários os ausentes, Jeferson, Pateiro e André Dias estão lesionados e Filipe Augusto e André Vilas Boas estão castigados.
O Benfica lidera o campeonato com 61 pontos, mais quatro pontos que o Porto e até ao momento não perdeu qualquer encontro, a equipa de Jesus está numa boa fase tendo vencido os últimos cinco jogos, passou aos quartos de final da liga Europa, está muito bem encaminhado para marcar presença no Jamor e o campeonato não estando nada ganho está em clara vantagem e a jogarem como têm feito têm na minha opinião hipóteses de chegar ao Dragão com esta vantagem.
O Benfica joga bem, tem um futebol atractivo mas isso nem sempre garante vitorias, como se viu na liga dos campeões, mas internamente são poucas as equipas que aguentam tanto caudal ofensivo, os laterais sobem muito, nas alas estão dois extremos em boa forma, Ola John e Salvio, na área dois jogadores que se complementam bem, Cardozo e Lima e mesmo que um ou outro não jogue a verdade é que existem muitas e boas soluções no plantel, como Rodrigo e Gaitan.
O Rio Ave a época passada levou na Luz chapa cinco, como é óbvio não há jogos iguais mas no actual momento das duas equipas e com o Benfica a ter recuperado energias com a paragem será difícil não sair novamente goleado da Luz, dois últimos seis jogos em casa o Benfica apenas por duas vezes não fez pelo menos três golos, no empate frente ao Porto e na vitoria sofrida frente há Académica, não me parece que esta noite o Rio Ave tenha a mesma sorte.