Bétis de Sevilha
Depois da derrota de 2-0 no Vicente Calderón na semana passada, o Bétis tem a vida muito complicada nestes quartos-de-final da Taça do Rei.
Para contextualizar melhor a época da equipa de Sevilla, vamos até ao campeonato, onde ocupam um excelente 4.º lugar, com 35 pontos em 20 jogos.
Em golos, 31 marcados e 30 sofridos. O momento de forma não é o melhor. Depois de três triunfos seguidos, contra Zaragoza, Las Palmas e Levante, o Bétis não ganha há dois jogos.
Há uma semana, perdeu por 2-0 com o Atlético na primeira mão desta eliminatória, sendo que na última segunda-feira cedeu empate de 1-1 contra o Athletic Bilbao.
Para hoje, o Bétis está a contas com muitas baixas: Paulão (11/2), Fabri (0/0), Nelson (10/0), Vilarchao (1/0), Pozuelo (9/1), Álex Martínez (8/0) e Juan Carlos (14/0). O próximo jogo é no domingo, em Madrid contra o Rayo Vallecano, para o campeonato.
» Casto; Chica, Amaya, Perquis, Nacho; Beñat, Cañas; R. Castro, Sevilla, J. Campbell; Molina.
Atlético Madrid
O Atlético venceu na primeira mão por 2-0 e tem meio caminho andado para assegurar a presença nas meias-finais. No campeonato, tem-se assumido como a segunda maior força, à frente do eterno rival Real.
Estão com 47 pontos amealhados em 20 jogos, onde marcaram 42 golos e sofreram 18. O momento de forma é muito bom e o Atlético já provou que este ano só perde para conjuntos muito fortes.
Está numa série de quatro triunfos seguidos (todos por 2-0), contra Zaragoza, Bétis e Levante, este último o mais recente e a contar para o campeonato.
Para esta deslocação a Sevilha, o Atlético não poderá contar com Falcao (18/18) e Juanfran (18/0). A próxima partida é no País Basco, no domingo, contra o Athletic Bilbao.
» Asenjo; Manquillo, Miranda, Godín, Felipe Luís; Koke, M. Suárez, Gabi, Arda Turan; Adrián e Diego Costa.
O Atlético chega a este jogo com a questão da eliminatória quase arrumada, depois da vitória de 2-0 na primeira mão há uma semana.
O Bétis terá de fazer pela vida, assumir as despesas do jogo, até porque joga perante o apoio do seu público e terá de aproveitar para tentar, no mínimo, empatar a eliminatória, sendo que em caso de sofrer golos, torna o caso muito mais complicado, já que aí teria de marcar 4 para passar à fase seguinte (um eventual 3-1 daria 3-3 na soma das duas mãos, com golo fora do Atlético).
Espero por isso um início de jogo com algumas cautelas, mas claro com o Bétis superior e à procura do golo que faça o 1-2 na eliminatória. O Atlético não terá de fazer muito mais que segurar o 0-0 e procurar marcar e matar a eliminatória em contra-ataque.
Creio que neste jogo poderemos assistir um pouco ao que se passou na segunda mão do Atlético contra o Getafe, em que a equipa da casa se deu um pouco como vencida (aqui o Bétis tem mais chama, mas com o passar do tempo também pode acusar um pouco esse factor) e os madrilenos fizeram uma exibição q.b.
Desse modo, parece-me que este Bétis não tem capacidade para ganhar a esta equipa do Atlético (mesmo sem Falcao e Juanfran, a equipa de Simeone não perderá para qualquer um) e dificilmente o Atlético fará muito para ganhar isto, já que uma boa exibição a nível defensivo (tal como o próprio Simeone já fez questão de realçar) poderá bastar.
Parece-me um jogo ideal para terminar empatado, com 1-1 a ser o resultado mais provável, tendo em conta o potencial atacante e defensivo dos dois conjuntos neste jogo.