O Atlético é 14º classificado do maior campeonato de Espanha e vem de duas derrotas consecutivas, onde conseguiu apenas marcar um golo e sofreu 5, o que diz muito sobre o actual momento de forma e de motivação da equipa.
Em termos de registos, a jogar no seu campo, neste campeonato e até ao momento, esta equipa soma 4 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, o que demonstra que é no seu estádio que esta equipa mais consegue somar pontos e impor o seu futebol.
Totalizando os golos deste conjunto, nesta prova e até ao momento, este tem 22 golos marcados e 37 sofridos, que correspondem, respectivamente, ao 7º ataque menos eficaz e à 2ª defesa mais permissiva, deste campeonato.
Tacticamente, esta equipa joga num 4-4-2, que pode ser descrito, na horizontal e a pormenor, como um 4-2-2-2, que tem em Aduriz o melhor marcador da equipa, nesta prova e até ao momento, com 11 golos marcados, ou seja, 50% do total de golos.
Em termos de regressos e ausências, Iturraspe recuperou da lesão que o vinha a afastar e Laporte está indisponível, neste jogo, por ter visto a cartolina vermelha, no último, frente ao Levante. É também de referir que este jogador indisponível soma 4 entradas em campo, apenas, pelo que não será de esperar que esta ausência se faça notar muito, no modelo de jogo da equipa.
Lista de convocados do Atlético de Bilbao: Iraizoz e Raúl, Amorebieta, San José, Iraola, Ekiza e Ramalho, Iturraspe, Igor Martínez, Gurpegi, Susaeta e Ander Herrera, Toquero, Llorente, De Marcos, Ibai, Muniain e Aduriz.
Onze provável do Atlético de Bilbao: Iraizoz, Amorebieta, Ekiza, Ramalho, San José, Ander Herrera, Gurpegi, Susaeta, Munain, Llorente e Adúriz.
O Rayo Vallecano é 7º classificado da Primeira Divisão espanhola e vem de uma série de 3 vitórias consecutivas, onde conseguiu marcar 7 golos e sofrer apenas um, o que demonstra o excelente momento de forma que esta equipa atravessa.
Em termos de registos, a jogar fora de casa, neste campeonato e até ao momento, esta equipa soma 3 vitórias e 5 derrotas, o que demonstra que esta equipa já atravessou periodos, neste campeonato, um pouco negros de resultados.
Totalizando os golos desta equipa, neste campeonato e até ao momento, a mesma tem 25 golos marcados e 33 sofridos, que correspondem, respectivamente, a um dos 7ºs ataques mais produtivos e à 3ª defesa que mais golos concede, nesta prova.
Tacticamente, este conjunto joga num 4-5-1, que pode ser descrito, na horizontal e a pormenor, como um 4-2-3-1, que tem em Piti o melhor marcador da equipa, nesta prova e até ao momento, com 8 golos marcados, ou seja, 32% do total de golos, deste conjunto.
Em termos de ausências e regressos, Labaka, Rodri e Nacho estão lesionados, Dani Giménez e Perea de fora da convocátória por opção técnica e José Carlos recuperou da lesão que o vinha a afastar, podendo, ao que tudo indica, ser utilizado pelo treinador, neste jogo.
É também de referir que o lote de 3 jogadores indisponíveis por lesão soma 20 entradas em campo e um golo marcado, e sendo todos defesas, será de esperar um sector defensivo, neste jogo, um pouco debilitado, uma vez que estes jogadores são, normalmente, 2ªs opções.
Lista de convocados do Rayo Vallecano: Cobeño e Rubén, Tito, Gálvez, Jordi Figueras, Amat e Casado, Abu, Trashorras, Adrián, Javi Fuego, Piti, Franco Vázquez, Arana e José Carlos, Lass, Chori Domínguez, Delibasic e Leo Baptistao.
Onze provável do Rayo Vallecano : Rúben, Tito, Gálvez, Amat, Casado, Fuego, Trashorras, Lass, Domínguez, Piti e Leo Baptistao.
É esperada uma temperatura a rondar os 6 graus, à hora do jogo, sem possibilidades de chuva, o que, certamente, ajudará a manter os níveis físicos dos jogadores durante toda a partida, um bom nível de espectacularidade no jogo e uma afluência alta de público ao estádio para ver este que promete ser um dos encontros mais renhidos desta jornada da Liga BBVA.
Em confronto, teremos o 14º classificado, da casa, contra o 7º, o que, desde logo, faz adivinhar um favoritismo para o conjunto da casa. No entanto, o registo desta equipa não é muito bom fora do seu campo, pelo que o tal factor fica bastante diminuído, principalmente se tivermos em conta que o Rayo teve menos 48 horas de descanso em relação ao último jogo.
Em termos de comparação táctica, teremos um 4-4-2, da casa, contra um 4-5-1, da equipa visitante, o que faz adivinhar alguma superioridade do conjunto visitante a meio-campo, que poderá dificultar a vida da equipa da casa, sobretudo nas situações de transição e da não-posse de bola, pois com o meio campo em desvantagem, roubar a bola a uma equipa que a troca relativamente bem como é a do Rayo, pode-se tornar uma tarefa bastante dificil.
Espero, portanto, um jogo aberto e disputado de parte a parte, com as oportunidades a surgirem de igual forma para ambas as equipas, mas em que, principalmente a equipa visitante, terá um especial cuidado na hora de defender, pois sabem que, com o factor-casa do seu lado, o Atlético é uma equipa bastante perigosa.
Para a escolha da minha pick, tive em conta que estas equipas são duas das 3 defesas mais batidas desta prova e que ambas poderão, ao conseguirem adiantar-se no marcador, fechar-se um pouco, dificultando a quantidade de golos existentes no jogo, mas, precavendo um possível empate a 2 bolas, neste jogo, irei para o mercado de mais de 3,5 golos, por achar que é aquele que tem um melhor relação valor/probabilidade de acontecer.