O caso remonta a Janeiro deste ano quando os Los Angeles Clippers se deslocaram a Toronto para defrontarem os Raptors. Após o término da partida Griffin e os seus amigos entre eles o técnico de equipamentos, Matias Testi, foram a jantar a um restaurante local.
Durante o jantar coisas azedaram e Griffin socou por diversas vezes Testi. Testemunhas oculares referem que Testi não sofreu nenhuma fratura apenas tinha a cara inchada. O departamento de polícia de Toronto foi chamado ao local mas Testi, explicou às autoridades o que se passou e não apresentou queixa.
Os socos não ficaram baratos a Griffin. Ele que já estava lesionado, mas o seu regresso estava para breve. É normal os lesionados acompanharem a equipa a não ser claro que não possam mesmo deslocar-se por força da lesão. Durante a sessão de pancadaria fraturou um dedo e ficou no estaleiro por mais 8 semanas.
Blake Griffin:
“um convívio entre amigos tomou outras proporções e arrependo-me do que fiz. Quero pedir desculpa a toda a organização dos Clippers, aos meus companheiros de equipa e aos fãs.”
Os Clippers emitiram um comunicado emitido em nome do dono do clube Steve Ballmer e do treinador Doc Rivers:
“Os LA Clippers anunciam que Blake Griffin será punido com 4 jogos de suspensão e fica sem receber durante esse mesmo período, por ter agredido um funcionário do clube, no dia 23 de Janeiro. Aos 4 jogos sem pagamento junta-se-lhe um 5º jogo pelos danos causados. A NBA supervisionou todo o processo.
Os Clippers irão doar o valor dos 5 jogos que Griffin iria receber a uma instituição de Los Angeles que ajuda jovens desfavorecidos.
Este tipo de comportamentos não tem lugar na nossa organização. Blake está com remorsos e já pediu desculpa. É um membro da família dos Clipperes, iremos dar-lhe todo o apoio quando ele regressar há equipa.
Assim que Blake tenha o aval do departamento médico para voltar a jogar irá começar imediatamente o período de suspensão”.
Blake iniciou neste Domingo o 1º jogo de castigo frente aos Denver Nuggets e ainda falhará os jogos diante de Boston, Minnesota e Oklahoma City.
Testi é amigo de Blake desde 2012. O técnico de equipamentos começou a trabalhar nos Clippers em 2014. Para além de Blake, Testi é amigo de boa parte do plantel dos Clippers, inclusivamente já passou férias com alguns deles. Por exemplo passou o dia da Ação de Graças com DeAndre Jordan e a sua família. Testi juntou-se a um grupo de jogadores e funcionários dos Clippers que se deslocaram ao Texas no último verão para convencerem Jordan a não assinar pelos Dallas Mavericks e a ficar em Los Angeles.
Autor: Júlio Ramos