O Bolonha é agora 14º classificado do maior campeonato de futebol de Itália e vem de uma vitória, no seu estádio, frente à Fiorentina, por 2-1, num resultado que, certamente, terá dado bastante moral à equipa para prosseguir com os bons resultados, nesta prova.
Em termos de registos, a jogar no seu estádio, neste campeonato e até ao momento, esta equipa soma 5 vitórias, 5 empates e 3 derrotas, o que revela que é no seu estádio que este conjunto, mais vezes, consegue competir com as demais equipas que compôem esta prova.
Totalizando os golos desta equipa, nesta prova e até ao momento, a mesma tem 35 golos marcados e 36 sofridos, que correspondem, respectivamente, a um dos 8ºs ataques que mais golos efectua e a uma das 9ªs defesas que mais golos permite, o que perfaz a 8ª pior diferença de golos, desta prova.
Tacticamente, este conjunto joga num 4-5-1, que pode ser descrito, na horizontal e a pormenor, como um 4-2-3-1, que tem em Gilardino o melhor marcador da equipa e um dos 8ºs melhores marcadores deste campeonato, até ao momento, com 10 golos marcados em 25 jogos disputados, o que perfaz 0,40 golos por jogo e 28% do total de golos, deste conjunto.
Em termos de ausências, Natali está lesionado e Antonsson está suspenso, pelo que o treinador não poderá contar com estes 2 jogadores, nesta partida. É também de referir que este lote de 2 jogadores indisponíveis soma 27 entradas em campo, pelo que a ausência de Antonsson, na defesa desta equipa, deverá ser notada, nesta partida.
Lista de convocados do Bolonhas: Agliardi, Curci e Lombardi, Abero, Cherubin, De Carvalho, Garics, Morleo, Motta, Naldo e Sorensen, Guarente, Kone, Krhin, Pazienza, Perez e Taider, Christodoulopoulos, Diamanti, Gabbiadini, Gilardino, Moscardelli e Pasquato
Onze provável do Bolonha: Curci, Motta, Sorensen, Cherubin, Morleo, Perez, Taider, Kone, Diamanti, Gabbiadini e Gilardino
O Cagliari é 12º classificado da Série A italiana e vem de uma série de 7 jogos consecutivos sem perder, o que revela o excelente momento de forma que esta equipa atravessa. Em termos de registos, a jogar fora do seu estádio, neste campeonato e até ao momento, esta equipa soma 4 vitórias, 3 empates e 6 derrotas, um registo bastante parecido com o do dos jogos efectuados no seu estádio, o que revela que este conjunto é muito equilibrado e que possui uma boa mentalidade, postura e abordagem em relação a este tipo de partidas.
Totalizando os golos desta equipa, nesta prova e até à data, a mesma tem 32 golos marcados e 44 sofridos, que correspondem, respectivamente, a um dos 6ºs ataques menos eficazes e à 3ª defesa que mais golos consente, o que perfaz a 5ª pior diferença de golos, desta prova.
Tacticamente, este conjunto joga num 4-5-1, que pode ser descrito, na horizontal e a pormenor, como um 4-2-3-1, que tem em Sau o melhor marcador da equipa e um dos 4ºs melhores marcadores do campeonato, até ao momento, com 11 golos marcados em 22 jogos disputados, o que perfaz 0,50 golos por jogo e 34% do total de golos, desta equipa. Em termos de ausências, nada a relatar, pelo que teremos um conjunto a 100%, neste jogo.
Lista de convocados do Cagliari: Agazzi e Avramov, Ariaudo, Astori, Avelar, Perico, Pisano e Rossettini, Cabrera, Casarini, Conti, Cossu, Dessena, Ekdal e Nainggolan, Ibarbo, Nenè, Pinilla, Ribeiro e Sau.
Onze provável do Cagliari: Agazzi, Pisano, Rossettini, Astori, Ariaudo, Dessena, Conti, Nainggolan, Cossu, Ibarbo e Sau.
É esperada uma temperatura a rondar os 9 graus, à hora do jogo, sem possibilidades de chuva e também com uma sensação térmica de 9 graus, o que, certamente, não irá prejudicar muito a prestação de ambas as equipas, neste jogo, e portanto, também não prejudicará os níveis de espectacularidade deste jogo entre duas equipas da 2ª metade da tabela classificativa do maior campeonato de futebol profissional de Itália.
Em confronto teremos, então, o 14º classificado, contra o 12º, pelo que, desde logo, o favoritismo para vencer este jogo está do lado da equipa da casa, que possui um bom registo em jogos a actuar no seu estádio e que vem de uma vitória sobre a Fiorentina, 6º classificado, por 2-1, a jogar no seu estádio.
Em termos de comparação táctica, teremos dois conjuntos a actuar em 4-2-3-1, o que faz adivinhar que iremos ter algum equilibrio posicional e numérico de jogadores a meio-campo, o que deixará os desiquilibrios desta partida para os planos físicos, técnicos, de disciplina táctica, eficácia ofensiva, capacidade de criação de linhas de passe, de desmarcações e da eficácia na conversão dos lances de bola parada, planos estes onde consigo prever que iremos ter duas equipas muito bem dotadas, mas onde a equipa da casa possui uma certa superioridade nos planos da consistência defensiva e, sobretudo, na eficácia ofensiva e capacidade de conversão dos lances de bola parada.
Espero, portanto, como em qualquer jogo entre dois rivais na tabela classificativa, um jogo bastante fechado e disputado, ao ínicio, que, com o inaugurar do marcador, deverá abrir e bastante, sendo de prever, na minha opinião, que ambas as equipas procurem ampliar a vantagem ou, reduzi-la, conforme o ponto de vista.
Para a escolha do meu prognóstico, tive em conta o registo de golos de ambas as equipas e a média de ambas em jogos neste campeonato e, sendo que nenhuma poderá sair particularmente prejudicada, seja qual for o desfecho, e ambas terão os conjuntos a 100%, optei pelo mercado de mais de 3,5 golos, pois ambas as equipas possuem 30,8% de jogos com esta margem, neste campeonato, e sendo que a ‘odd’ é bastante favorável, e não querendo arriscar muito, mesmo prevendo que este jogo até deverá ter mais do que 4 golos, esta será a minha opção.