Chega ao fim mais uma edição da Liga dos Campeões. Edição esta com algumas surpresas pelo caminho.
Depois da eliminação prematura do campeão em título, o Chelsea, os dois principais candidatos à partida, Real Madrid e Barcelona, caem nas meias finais, aos pés das duas melhores equipas alemãs dos últimos anos, Borussia e Bayern, respectivamente.
Chegamos agora à final tão esperada, que opõe as duas melhores equipas alemãs dos últimos anos. Duas equipas com grande poderio atacante. 98 golos marcados pelo Bayern no campeonato alemão, e 81 pelo Borussia.
Já nos golos sofridos a diferença é mais significativa. Bayern sofreu apenas 18 e Borussia sofreu 42. É algo a ter em conta na análise deste jogo, apesar das diferentes características próprias de uma final.
Confrontos directos esta época (ordem cronológica e entre parenteses tempo dos golos)
Supertaça Alemã: Bayern 2 – 1 Dortmund (6′, 11′ – 75′)
Liga Alemã: Bayern 1 – 1 Dortmund (67′ – 74′)
Taça Alemã: Bayern 1 – 0 Dortmund (43′)
Liga Alemã: Dortmund 1 – 1 Bayern (11′ – 23′)
Não há muito a dizer quanto à motivação das equipas. Ambas bastante motivadas, o Bayern como campeão alemão e com presença marcada na final da Taça alemã, vai querer conquistar tudo.
Borussia quer regressar aos títulos europeus, 16 anos depois. Bayern também já não vence na europa desde 2001, e quer vingar as duas últimas finais perdidas (2010 e 2012).
Acredito numa final bastante disputada, mas com poucos golos. Principalmente o Borussia, deverá entrar com uma maior preocupação defensiva, jogando no contra-ataque.
Poderá mesmo mudar essa mentalidade apenas se o Bayern marcar primeiro, e principalmente na parte final do jogo.
Mesmo o Bayern não deverá entrar com o fulgor ofensivo que o caracteriza, e deverá procurar um equilíbrio sustentável entre defesa e ataque.
Por isso mesmo, acredito que a segunda parte, à semelhança do que aconteceu na Liga Europa, será aquela em que vamos ter mais golos.