Duelo interessante que abre as hostilidades da 2ª mão dos quartos-de-final da Champions, como o (agora) ex-campeão alemão, Borussia Dortmund a receber o Málaga no seu estádio após o nulo da primeira mão.
A perda do título para o Bayern no fim-de-semana passado não trará nada de agradável em termos morais para os orientados por Jurgen Klopp, contudo a celebração do rival foi apenas a confirmação de algo que estava previsto há muito tempo, tamanha a diferença pontual entre as duas equipas. Há muito que a os amarelo-e-negros vinham a renunciar à luta pelo título sendo agora a manutenção do 2º lugar o principal objectivo interno…
… mas não o maior em termos desportivos que, com toda a certeza, passará pela revitalização da equipa para a Europa do futebol e que está a ser (bem) conseguida com a prestação que a equipa tem tido na Champions deste ano, chegada ao segundo jogo dos quartos-de-final da prova sem qualquer derrota depois de ultrapassar Manchester City ou Real Madrid!
Agora recebe o Málaga no seu reduto depois do nulo obtido no sul de Espanha. A história recente deve deixar os (previsivelmente) 70 mil adeptos no Signal-Iduna Park confiantes para o encontro desta noite – em 4 jogos disputados na Alemanha nesta temporada da Champions… outras tantas vitórias, e apenas Ajax e City saíram sem ser vergados por mais de um golo.
Os espanhóis do Málaga perseguem o sonho de alcançar as meias-finais da Champions depois de já terem chegado onde nunca antes haviam conseguido! Querem tambem juntar-se a Barça e Real Madrid e formar um conjunto de três formações espanholas na elite das (teoricamente) quatro melhores equipas da Europa… mas a tarefa não se adivinha fácil.
Apesar das excelentes prestações da equipa na Champions deste ano, com excepção do jogo contra o Porto, a equipa malaguenha defronta um conjunto, conforme já foi referido, motivado em marcar território na Europa e que, ao contrário dos orientados por Manuel Pellegrini, não tem objectivos prioritários internos relativamente à Champions.
A equipa espanhola ainda luta por um lugar europeu no seu campeonato e a tarefa não se adivinha nada fácil, estando em 6º lugar (último de acesso) com os mesmos pontos que o 7º, fruto de um momento recente menos fulgurante relativamente ao início da época – nos últimos 4 jogos, duas derrotas para o campeonato e nos últimos 4 encontros a contar para a Liga BBVA, 2 derrotas e 1 empate!
A jogar fora na Champions, venceu por uma vez e perdeu por outra, tendo cometido a proeza de empatar em Milão ante o Milan.
O Málaga é uma equipa que sofre poucos golos, ponto final. Isto não quer dizer que seja uma equipa que saiba defender… viu-se no Dragão a exibição frágil da defensiva malaguenha que por sorte e demérito do adversário foi capaz de apenas sofrer 1 golo.
Isto é ilustrativo da capacidade da equipa a nível defensivo que, já agora, sofreu sempre que se deslocou na Champions nos últimos 3 encontros e que tem 7 golos sofridos nos últimos 5 jogos. O ataque do Dortmund é bem mais poderoso do que o do Porto em termos de dinâmica e entrosamento, e a própria forma de jogar da equipa alemã é menos “mastigada” … ou seja, é muito mais efectiva.
Os espanhóis jogarão à defesa… até sofrerem o primeiro golo. Aí a coisa complica-se, e acredito que correm o risco de sair da Champions goleados.