O Dortmund chega a este encontro como a única equipa que ainda não foi batida na Liga dos Campeões, um feito absolutamente fantástico e que só comprova a qualidade da equipa de Jurgen Klopp, sendo que num total de 10 partidas já realizadas na competição milionária que é a Champions, a equipa alemã venceu seis partidas, chegando a este encontro também como uma das formações mais ofensivas e com um bom registo defensivo igualmente. São já 19 os golos marcados e 9 os golos sofridos, sendo que apenas por uma vez a equipa não marcou qualquer golo (em Málaga). Sebastian Kehl está em dúvida.
O Real Madrid por sua vez chega a esta partida realizando uma Liga dos Campeões muito aquém do desejado em termos estatísticos e de resultados, tendo em conta que venceu apenas metade do total de jogos que disputou (5 em 10), ainda que de qualquer forma, volte a alcançar as meias-finais da Liga dos Campeões e pelo segundo ano consecutivo. A equipa liderada por José Mourinho tem ainda assim registos de golos extremamente interessantes, tendo já marcado 23 golos e sofrido 14, tendo marcado em todas as partidas e não sofrendo apenas na anterior eliminatória, no Bernabéu, frente ao Galatasaray (3-0). Arbeloa está suspenso, enquanto Essien é dúvida.
Antes do mais, destaque para o facto de ambos os clubes terem descansado no último fim-de-semana a maioria dos seus jogadores titulares, sendo que ambos venceram e curiosamente pela mesma margem de dois golos em relação ao seu adversário. Alguns factos curiosos a ter em conta para esta partida, são também os seguintes: Houve “Over 2,5” em 13 dos últimos 15 jogos do Real Madrid na Liga dos Campeões; Real Madrid marcou pelo menos dois golos nos seus últimos três jogos.
Em relação à partida, uma coisa é certa: esperaremos um grande encontro de futebol e de grande dinâmica ofensiva, esperando-se muitos golos e um grande espectáculo futebolístico, com um estádio cheio e um público vibrante. Nos últimos dois encontros entre ambos e já nesta temporada, ambos terminaram com overs e com um Dortmund a ser uma das poucas equipas a conseguir estancar o jogo ofensivo deste Real Madrid, que ainda assim, está uns bons furos abaixo do que produziu na temporada passada. De qualquer forma e tendo em conta que ambas são equipas preponderantemente ofensivas, com o Dortmund a ter uma mentalidade mais ofensiva em relação ao Real Madrid (ainda que as individualidades do Real sejam mais decisivas), sendo que os madrilenos são uma equipa débil defensivamente, o que permite pensar que ambas as equipas desde logo marcarão, sendo uma excelente aposta. Acredito num jogo extremamente ofensivo e não consigo ver desde logo a primeira parte a terminaram sem golos, passando por aí a minha aposta.