O Braga segue na 4ª posição do campeonato com 43 pontos, menos 24 que o líder Benfica. Dada a grande distância para Benfica e Porto, o grande objectivo dos bracarenses passa pela conquista do 3º lugar, que dá acesso à qualificação para a Liga dos Campeões.
Nessa luta está também o Paços de Ferreira, e esta promete ser aguerrida e até final. Assim, é essencial para o Braga não escorregar para não perder esse objectivo. A equipa chega a esta partida motivada, depois da conquista da Taça da Liga (vitória por 1-0 frente ao Porto), e jogando em casa certamente quererá a vitória para alegrar os seus adeptos.
Nas últimas cinco partidas venceu o Olhanense (14º) por 0-1, venceu o Marítimo (6º) por 2-0, venceu o Gil Vicente (12º) por 1-3, perdeu com o Sporting (7º) por 2-3 e perdeu com o Porto (2º) por 3-1. Soma 53 golos marcados e 37 sofridos, 32/20 em casa.
Salino, Sasso, Éder e Djamal (estes 3 últimos a recuperar de cirurgias, sendo lesionados de longa duração) ficarão de fora da partida por lesão, enquanto que Paulo Vinicius regressa aos convocados após longa ausência também por lesão.
Já a Académica segue na 13ª posição com 21 pontos, e está actualmente numa situação complicada. Durante esta paragem de duas semanas no campeonato o treinador Pedro Emanuel foi despedido, sendo substituído por Sérgio Conceição, que assim se estreará aos comandos dos Estudantes nesta partida.
A Académica está muito longe de ter a manutenção garantida, uma vez que tem os mesmos pontos da primeira equipa abaixo da linha de água, e o facto de chegar a esta partida após 9 jogos consecutivos sem vencer não deixa prever nada de bom para o futuro.
Nas últimas cinco partidas a Académica perdeu 2-0 com o Guimarães (9º), empatou em casa a 1 golo com o Sporting (7º), perdeu 2-0 com o Estoril (5º), perdeu 0-3 com o Porto (2º) e perdeu 2-1 com o Gil Vicente (12º). Tem 29 golos marcados e 41 sofridos, 9/15 fora de casa.
Carlos Saleiro e John Ogu são baixas por lesão, enquanto que Reiner, Nivaldo e Afonso regressam à convocatória feita por Sérgio Conceição.
Nos últimos 5 confrontos entre estas equipas registaram-se 3 vitórias para o Braga e 2 empates. No último confronto, realizado na primeira volta da presente temporada, o Braga venceu fora por 1-4.
CONCLUSÃO: O Braga é claramente melhor equipa que esta Académica e tem a clara motivação de alcançar o 3º lugar, numa luta que se prevê dura com o Paços de Ferreira. Para isso é essencial vencer os jogos que faltam, e neste a força anímica da equipa deve estar em alta, após a conquista da Taça da Liga.
A Académica estreia aqui um novo treinador que terá uma tarefa colossal pela frente, que é a de garantir a manutenção dos Estudantes. Como curiosidade, dizer que a Académica não vence em Braga desde 1967. Por tudo isto, acredito que o Braga vença a partida, previsivelmente até por mais que um golo de diferença.