Jogo a contar para a 26ª Jornada do Campeonato Nacional, que irá promover um confronto entre Braga (4º) e Académica de Coimbra (13º).
Braga: A equipa bracarense parte para esta partida com o objectivo de alcançar os 3 pontos, para assim poder continuar a lutar pela última vaga de acesso à Liga dos Campeões. Vêm super motivados após a conquista da Taça de Liga frente ao FC Porto, pelo que se espera um jogo aberto e bastante ofensivo do lado dos homens da casa. É uma equipa que em casa têm uma média de 2,46 golos marcados e um registo médio de 1,54 golos sofridos por encontro. De regresso aos convocados está Paulo Vinícius após de mês e meio lesionado, vindo assim “riscar” Haas da última convocatória. De fora continuam Salino, Djamal, Éder e Sasso.
11 provável: Quim; Baiano, Nuno André Coelho, Douglão e Elderson; Custódio, H Viana, Alan, Mossoró, Rúben Amorin e Carlão.
Académica: A equipa dos estudantes segue até Braga com um novo rosto à frente da equipa, Sérgio Conceição, após a rescisão de contrato com Pedro Emanuel. Partem para este jogo sem conseguir sentir o sabor da vitória, em competições oficiais, à 9 partidas. Seguem sem contar com Saleiro e Ogu, a contas com lesão, e de fora por opção ficou Amessan. Trata-se de uma equipa que a jogar fora tem uma média inferior a 1 golo por partida, e uma média pouco superior a 1 golo sofrido, o que revela algum “equilíbrio”, muito graças à boa organização defensiva que a “Briosa” tem.
11 provável: Ricardo; R Galo, Real, Dias, H Cabral; Makelele, China, Flávio; Wilson Eduardo, Edinho e Marinho.
Quero realçar que Sérgio Conceição disse que “ideia é entrar para ganhar e conquistar os 3 pontos, sabendo de antemão que empatar não será mau”, o que demonstra que este treinador não vai a Braga para discutir os 3 pontos apesar de admitir que é necessário conquistar “rapidamente pontos para fugir à atual situação”.
Acredito que a Académica vá jogar a Braga com uma postura defensiva, apostando sempre em transições ofensivas rápidas. Posto isto, acredito que só vá haver jogo de um sentido, que é o sentido da baliza dos homens de Coimbra.