Brentford e Southend voltam a encontrar-se na FA Cup depois do empate a 2 golos na primeira mão, disputado no terreno do Southend.
O Brentford milita na League One, onde ocupa o 3º lugar com 49 pontos, menos 4 que os líderes Tranmere e Doncaster.
Tem no entanto menos um jogo que essas duas equipas, pelo que a distância pode tornar-se menor caso o Brentford vença esse jogo em atraso. De qualquer forma, ocupa atualmente uma posição relativamente confortável para pelo menos se qualificar para o play-off de promoção onde, caso não consiga assegurar um dos 2 primeiros lugares, tem boas chances de conquistar a terceira vaga para a promoção ao Championship.
Não perde para a League One há uns incríveis 13 jogos, período durante o qual venceu 9 vezes. Nas últimas cinco partidas venceu o Notts County (14º) por 1-2, venceu o Colchester (21º) por 1-3, empatou sem golos no terreno do Shrewsbury (18º), empatou em casa também sem golos com o Bournemouth (7º) e venceu o Oldham (19º) por 0-2.
Tem 38 golos marcados e 23 sofridos, 21/11 em casa. Na última eliminatória da FA Cup eliminou o Bradford, da League Two, também em 2 jogos, tendo vencido por 4-2 em casa (após prolongamento; 1-1 nos 90′) depois do empate a 1 golo registado no terreno do Bradford. No jogo da primeira mão o Brentford esteve a vencer por 0-2 aos 38′, tendo depois permitido que o Southend ainda fosse empatar o jogo.
No jogo da primeira mão o treinador Uwe Rosler mexeu nalgumas peças da equipa, mas é de esperar que aposte na equipa mais forte para este jogo. O médio Kevin O’Connor (9/0) e o avançado Farid El Alagui (10/3) continuam a braços com lesões de longa duração, pelo que falharão este jogo. O avançado Marcello Trotta (7/1), que pertence ao Fulham, viu o seu empréstimo estendido e é por isso opção.
Por seu lado, o Southend joga na League Two onde segue na 7ª posição com 40 pontos. Esteve quase toda a temporada nos lugares cimeiros, mas as 3 derrotas consecutivas nas últimas partidas atiraram a equipa para a última das posições de apuramento para o play-off de promoção.
No entanto, há várias equipas a espreitar essa posição imediatamente a seguir, com 40, 39 e até 38 pontos, pelo que qualquer deslize pode atirar o Southend para fora das posições de apuramento. Nos últimos cinco jogos venceu o Chesterfield (11º) por 3-0, venceu o Dagenham & Red. (13º) por 0-3, perdeu com o Burton (6º) por 2-0, perdeu com o Gillingham (2º) por 0-1 e perdeu com o Exeter (3º) por 3-0. Tem 41 golos marcados e 29 sofridos, 24/17 fora de casa.
O médio Marc Laird (13/1) vai fazer um último teste de fitness antes do jogo, pelo que ainda não é certo que a sua utilização neste jogo seja possível. O avançado Britt Assombalonga (25/11), melhor marcador da equipa a par de Gavin Tomlin (24/11), é baixa confirmada para este jogo por lesão.
Estas equipas defrontaram-se já por 10 vezes, tendo havido 6 vitórias para o Brentford, 2 para o Southend e 2 empates. O Brentford venceu todos os jogos no seu terreno.
CONCLUSÃO: Além da diferença de “categoria” entre estas equipas, visto que militam em ligas distintas, há ainda que ter em conta o que aconteceu na primeira mão: o Brentford esteve muito perto de conquistar a vitória, mas deixou-se empatar, e não foi a jogo com o seu melhor 11.
Eliminado que foi do Johnstone’s Paint Trophy, curiosamente por este mesmo Southend (2-1 em casa do Southend), resta ao Brentford manter-se na FA Cup para ter algum objetivo que não seja a League One, pelo que é imperativo vencer este jogo para continuar em prova – de preferência, de forma mais imediata do que aconteceu na última eliminatória, em que foi preciso recorrer ao prolongamento para eliminar o Bradford. Por tudo isto, acredito que o Brentford vá vencer esta partida.