O Brighton & Hove Albion estreou-se nesta Taça de Inglaterra no início deste mês e causou logo sensação, ao eliminar de pronto o Newcastle com triunfo de 2-0.
No Championship (segundo escalão), a equipa tem tido uma prestação aceitável. Em 28 jornadas, está no 7.º lugar, a 4 pontos do playoff de promoção e 16 acima da linha de descida.
O momento de forma é bastante bom. Depois de cinco jogos sem ganhar, o Brighton ganhou três partidas de seguida, tendo empatado as duas últimas, contra o Birmingham e o Blackburn, ambas fora de portas.
Depois desta importantíssima recepção ao Arsenal, só voltam a jogar daqui a uma semana, contra o Sheff Wed, para a liga. Relativamente a ausências, Bruno deve continuar sem jogar, enquanto Vicente recuperou recentemente e pode participar no jogo.
A equipa titular mais provável é a seguinte: Ankergen; Lopez, Greer, El-Abd, Bridge; Bridcutt, Orlandi, Hammond; Barnes, Mackail-Smith, LuaLua.
Depois de no primeiro jogo o Arsenal ter empatado 2-2 no terreno do Swansea, os gunners conseguiram ganhar com bastante dificuldade em casa por 1-0 e garantiram assim a promoção para esta fase.
Na Premier League, a equipa orientada por Wenger tem desiludido e ocupa um modesto 6.º lugar, a 1 ponto da zona europeia e a 19 da liderança ocupada pelo rival Manchester United.
Nas últimas partidas o Arsenal tem sido muito inconsistente. Depois de perder contra o Chelsea, a equipa londrina recebeu e bateu o West Ham por 5-1 na última quarta-feira, mostrando que em dia sim tem um ataque extremamente mortífero.
Para esta deslocação ao terreno do Brighton, o Arsenal estará sem Vermaelen, Mikel Arteta, Francis Coquelin e Lukas Fabianski.
Deverá entrar em campo com: Szczesny; Jenkinson, Koscielny, Mertesacker, Gibbs; Diaby, Wilshere, Ramsey; Oxlade-Chamberlain, Walcott e Podolski.
É certo que na última ronda o Brighton eliminou o Newcastle desta Taça e que hoje fará tudo para, diante dos seus adeptos, complicar o mais possível a vida à equipa do Arsenal, que nem sempre se dá bem com equipas pequenas neste tipo de competição (recentemente foi eliminado da Capital One Cup pelo Bradford City, do quarto escalão).
Contudo, a equipa de Wenger não tem tido adversários fáceis e mesmo enfrentando um Brighton em bom momento de forma, creio que tem tudo para seguir em frente no tempo regulamentar.
Com o campeonato perdido, Wenger dá extrema importância a esta competição e perante uma equipa em bom momento, mesmo segundo do Championship, creio que o respeito será grande e que, assim, o Arsenal tenha tudo para ganhar sem dificuldades de maior até.