Duas equipas do sul do Reino Unido encontram-se hoje para a FA Cup: Brighton & Hove Albion e Arsenal.
O Brighton é uma equipa do Championship pelo que parte claramente como não favorita para este encontro. No seu campeonato o Brighton ocupa a 6ºposição e claramente pensa na subida de divisão, tendo vários recursos para isso.
Nos ultimos 5 jogos a equipa não perdeu qualquer encontro sendo que venceu 3 vezes tendo ultimamente empatado 2 encontros. No meio desses 5 jogos encontra-se o 2-0 aplicado ao Newcastle para esta mesma taça.
De resto para a taça o Brighton eliminou também o Newcastle na época passada antes de ser humilhado pelo Liverpool por expressivos 6-1.
Em termos de golos esta época o brighton tem um bom registo defensivo sendo a 2ºmelhor defesa do championship. A atacar já não são tão eficazes no entanto já marcaram por 40 vezes em 28 jogos estando dentro dá media da maioria das equipas do seu campeonato.
O grande destaque desta equipa é o facto de empatar muito tendo isso acontecido já por 12 vezes no campeonato sendo a equipa que mais empata.
Em termos de jogadores destaque para nomes como Kuszczak, Bridge, Bruno, David Lopez e Vicente, nomes que já estiveram claramente a outro nivel e a conquistar titulos.
De resto destaque para o avançado Mackail-Smith que está a realizar uma temporada bem superior ao ano passado e que neste momento é o melhor marcador da equipa no campeonato com 11 golos em 22 jogos.
O Arsenal parte para este encontro com a motivação em alta e a querer muito vencer visto que este é o grande objectivo da época assumido pelo treinador e restante equipa.
A equipa vem de um grande jogo frente ao West Ham em que goleou por 5-1 e esses numeros poderiam ter sido bem mais avultados não fosse a “brincadeira” habitual de quem já está a golear.
Além disso nos ultimos 5 jogos também enfrentou Manchester City e Chelsea e aí não se pode dizer que tenha estado muito bem com o inicio dos jogos a correr mal e a causar impacto na restante partida perdendo ambos os encontros.
De resto os gunners realizaram 2 encontros frente ao Swansea para esta FA Cup tendo empatado fora 2-2 num jogo de loucos e tendo vencido em casa com um golo de Wilshere já perto do fim do jogo.
Em termos de golos já se conhece a qualidade desta equipa em criar situações de perigo e a marcar muitos golos, embora se exija cada vez mais que os golos apareçam em mais quantidade visto que os avançados falham demais á frente da baliza.
Em termos defensivos a equipa está bem melhor esta época no entanto ainda está longe de ser uma super defesa. Passando aos jogadores Wilshere voltou a conquistar o seu espaço e é nesta altura o médio em maior destaque da premier league ofuscando mesmo o seu companheiro Cazorla que no entanto também continua forte com alguns golos e assistências.
Walcott também se apresenta fortissimo neste momento depois de ter estado a fase inicial no banco tapado por Gervinho que entretanto se lesionou e devolveu a vontade de jogar a Walcott que inclusive mostrou o seu amor ao clube renovando o contrato e com isso a sua motivação tem se revelado fortissima dentro de campo.
Podolski também passou alguns momentos complicados mas no ultimo encontro redimiu-se com golos e assistências e é claramente uma carta do baralho neste momento.
Por ultimo há que referenciar Giroud. O avançado tem estado em grande forma e a fazer grandes jogos, no entanto a falhar demasiados golos.
Felizmente para ele no ultimo encontro facturou por 2 vezes e calou as criticas e principalmente os rumores da chegada de David Villa ao clube.
Com isto, penso que esta eliminatória cai claramente para a equipa favorita, ainda que seja fora de casa. Os gunners querem muito conquistar titulos e vão dar tudo o que têm nesta taça que tem um enorme prestigio em terras de sua majestade.
A minha aposta recai assim na equipa de Wenger fazer 2 golos neste encontro. Depois do que vi frente ao Swansea para a taça em que a equipa deu um verdadeiro banho de bola, e depois da goleada frente ao West Ham á poucos dias em que toda a frente de ataque disse presente, acho dificil Wenger não ultrapassar esta eliminatória, mesmo sendo o Brighton uma equipa forte no seu estádio.
Assim, além de acreditar em pelo menos 2 golos do Arsenal, acredito também que a goleada possa voltar a surgir e assim vejo 4 golos a acontecerem com naturalidade nesta partida.