O Catania (9º) é uma equipa complicadíssima no seu terreno, incutindo uma forte pressão nos seus adversários, seja através dos seus rapidíssimos extremos, seja no aproveitamento de bolas paradas.
Além disso, conta com uma entusiástica massa adepta, o que, tudo somado, transforma a equipa de Rolando Maran num conjunto que poucos gostam de visitar. Com o actual 5º melhor registo caseiro da Serie A (6 vitórias, 1 empate e 2 derrotas), o Catania perdeu pontos no seu estádio apenas perante pesos-pesados (Nápoles, Juventus e Milan).
Vem de uma derrota inglória (1-2 no terreno do Pescara, com golo no último segundo), mas contará aqui com o regresso de Bergessio (15/6), o seu melhor marcador. O médio Biaganti (11/0) continua de fora, assim como o defesa Alvarez (15/0).
No Torino (13º), o período anterior à paragem natalícia garantiu 4 importantes pontos, graças ao empate em Génova (1-1) e triunfo sobre o Chievo (2-0), em casa.
A equipa tem revelado uma boa postura fora de casa, pontuando em quase todas as saídas (perdeu apenas com a Roma e Juventus), ainda que com forte tendência para o empate (6), tendo vencido apenas uma vez como visitante.
O conjunto de Giampiero Ventura lamentará aqui as ausências de dois elementos fulcrais, já que o defesa internacional italiano Ogbonna (11/0) e o médio argentino Santana (14/1) estão lesionados. Brighi (11/1) está em dúvida.
Creio que o 4-3-3 do Catania levará aqui a melhor sobre o arriscado 4-2-4 do Torino. A equipa visitante deverá apresentar o seu habitual esquema em que Cerci preencherá uma das alas, sendo que o antigo jogador de Roma e Fiorentina não é muito dado a tarefas defensivas.
Tendo em conta que visitam um dos terrenos mais complicados da Serie A e que este adversário insiste muito no futebol pelas alas, prevejo aqui um desequilíbrio importante.
O registo do Catania não tem deixado margem para dúvidas: não vacilam em casa perante adversários do seu campeonato. Receber um adversário do norte costuma incendiar a Sicília e, tudo somado, vejo excelente valor no triunfo caseiro.