Numa primeira noite de decisões na Liga dos Campeões, não faltou ação, pelo melhor e pior sentido. Em Paris, um alegado episódio de racismo do quarto-árbitro levou as equipas de PSG e Basaksehir a recolher aos balneários a meio da primeira parte, algo nunca antes visto na história do futebol e feito com toda a propriedade.
PIERRE WEBÓ NO CENTRO DA POLÉMICA COM SEBASTIAN COLȚESCU
No plano secundário, a Juventus goleou o Barcelona com “bis” de Ronaldo e o Manchester United caiu em Leipzig rumo à Liga Europa.
Decorria o minuto 10 do jogo entre Paris-Saint Germain e Istanbul Basaksehir, no Parc des Princes, em Paris, quando uma falta de Kimpembe levou a protestos acentuados por parte dos elementos do banco do campeão turco.
Segundo as informações divulgadas pela imprensa desportiva, em indicação dada por Sebastian Colțescu (quarto-árbitro) a Ovidiu Hategan (árbitro principal), foi utilizada a palavra “preto” (em romeno, negro) para a referência a Pierre Webó, antigo internacional nigeriano, atual membro da equipa técnica do Basaksehir.
Seguiu-se uma contestação veemente por parte do banco da equipa turca, com destaque para o pedido de satisfações do próprio Webó junto do quarto-árbitro, que pertence à equipa de arbitragem romena chefiada por Hategan, questionando-o:
«porque chamas preto?»
Em solidariedade com Webó perante o sucedido, os jogadores do Basaksehir e também do Paris-Saint Germain recolheram aos balneários e a continuação do jogo está agendada para esta quarta-feira, pelas 17h55, tendo a UEFA confirmado que investigará o episódio e que a partida será reatada com nova equipa de arbitragem.
Um episódio triste e que marca fortemente o desporto e, muito em particular, o futebol a nível mundial, devido ao gesto de grande nobreza por parte da comitiva do PSG, que, recorde-se, estava na luta pelo apuramento para os oitavos-de-final, estando a classificação final do Grupo H por definir.
Uma nota de referência para, como não poderia deixar de ser, a associação do Aposta Ganha contra toda e qualquer forma de racismo, no futebol e fora dele.
‘JUVE’ GOLEIA ‘BARÇA’ COM BIS DE CRISTIANO RONALDO, NO REENCONTRO COM MESSI
A noite ficou, desde logo, marcada pelo reencontro entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, que durante largos anos partilharam os maiores palcos do futebol espanhol, num episódio de grande rivalidade entre Barcelona e Real Madrid.
Atualmente na Juventus, o internacional português encontrava-se em fase de recuperação da infeção por covid-19, aquando do jogo da primeira volta, onde o Barcelona foi a Turim vencer por 2-0, mas integrou as escolhas iniciais de Andrea Pirlo na partida de Camp Nou, pela 6.ª jornada, onde a Juventus precisava de ganhar por três golos de diferença para ultrapassar o Barcelona na luta pelo 1.º lugar do Grupo G.
Resultado final? 3-0 para os italianos, num triunfo claro, para o qual muito contribuiu o inevitável Cristiano Ronaldo, autor de dois golos, na cobrança de duas grandes penalidades, e também o experiente Gianluigi Buffon, que evitou várias oportunidades criadas pelos catalães de se transformarem em golos.
Com a perca do 1.º lugar e a péssima prestação do Barcelona na La Liga, o futuro de Ronald Koeman começa a estar em equação e uma saída em breve poderá não ser, de todo, descabida, caso os resultados não comecem a melhorar rapidamente.
LEIPZIG ATIRA MANCHESTER UNITED PARA A LIGA EUROPA
Para ser o maior candidato a vencer a prova? O Manchester United, que ao fim da 4.ª jornada tinha aparentemente a qualificação para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões muito bem encaminhada, acabou no 3.º lugar do Grupo H.
A equipa de Solskjäer entrou em campo na Red Bull Arena a precisar apenas de um empate para confirmar o apuramento, mas viu o RB Leipzig entrar muito forte no jogo e, aos 13 minutos, já perdia por 0-2.
Na segunda parte, a equipa de Bruno Fernandes entrou forte mas não reduzia, até que os alemães voltaram a marcar e, com 3-0 no marcador, tudo parecia perto de sentenciado.
Em dois minutos (80’ e 82’), o médio português e um auto-golo de Konate deixaram o Manchester United a um golo do apuramento, mas o pressing final foi feito mais com o coração do que com a cabeça e o resultado ficou mesmo em 3-2 a favor do RB Leipzig, que volta a garantir a presença nos “oitavos” da “Champions”.
Em maus lençóis fica o Manchester United, que falhou a qualificação para a fase a eliminar da Liga dos Campeões apenas pela terceira vez nas últimas 12 participações na fase de grupos, desde 2006.
Entre as equipas repescadas para a Liga Europa (onde militam Benfica e Braga como representantes portugueses), prova na qual entrarão diretamente nos 16-avos-de-final, os “red devils” serão um dos grandes favoritos à conquista do troféu.
🎯De acordo com as odds da Betano para o próximo vencedor da Liga dos Campeões, o Bayern (3.75) é o maior candidato, seguido por Manchester City (5.00) e Liverpool (7.00).