Apesar de contar apenas um triunfo nos últimos 10 jogos (9 de campeonato e 2 de taça), o Palace (5º) ocupa ainda um dos 4 lugares de play-off de subida.
Num cenário de procura da subida directa, esta recepção ao Charlton obriga a um triunfo, uma vez que o Leicester, 2º classificado, leva já 5 pontos de vantagem.
Mas o Palace poderá ter problemas consideráveis no seu meio-campo, já que, à ausência de Bolasie (26/2), que está no CAN, podem juntar-se as de Jedinak (28/2) e André Moritz (21/5), que estão ainda em dúvida depois de toques no jogo de quarta-feira.
Seja como for, e apesar do momento menos luminoso, o Palace jogará onde se sente melhor: no seu estádio. Invictos há 14 jogos no Selhurst Park, há ainda algumas justificações de peso para o facto de terem empatado 4 dos últimos 5 jogos em casa.
Diante do Blackpool (2-2), sofreram o empate no final (89 minutos), enquanto frente ao Huddersfield (1-1), actuaram com 10 elementos desde o minuto 10.
Depois, houve ainda nulos diante de Stoke, para a Taça, e Bolton, equipas sempre complicadas. O ataque dos londrinos terá dois reforços de peso, com vasta experiência, já que Kevin Phillips (ex-Blackpool) e Stephen Dobbie (ex-Brighton) foram contratados e estão disponíveis.
O Charlton (12º) começou 2013 de forma perfeita, vencendo as 3 primeiras partidas, todas frente a adversários de respeito: Watford (4-3), Blackpool (2-1) e Blackburn (2-1). Acabou por descer à terra na última ronda, recebendo o aflito Sheffield Wednesday e perdendo por 2-1.
Com um excelente registo como visitante (6 vitórias, 4 empates e 4 derrotas, o 4º melhor do Championship), o Charlton deverá contar aqui com 2 regressos – do avançado Fuller (17/3) e do defesa Cort (24/2) -, mas o avançado Haynes (11/5) é dúvida.
Apesar da muito positiva performance fora de casa, o Charlton enfrentou apenas 5 equipas da 1ª metade da tabela fora de casa, batendo Watford (4º) e Burnley (8º), empatando em Leeds (11º) e Millwall (9º), caindo apenas diante do Forest (10º).
Tratando-se de um derby, ainda por cima no Championship, tudo pode acontecer, mas acredito que o Palace demonstre que quer mesmo perseguir o 2º lugar e lutar pela subida directa à Premier.
O problema da equipa de Ian Holloway tem estado nos golos que não tem marcado, mas, com as entradas de Phillips e Dobbie, Murray, o melhor marcador do Championship (22 golos), terá finalmente um parceiro à altura.
Zaha, recentemente contratado pelo United, ocupará uma das alas e não creio que o Palace some um terceiro resultado negativo em casa diante de equipas londrinas, depois do 2-3 com o Watford e o 2-2 com o Millwall, no início de época.
Segue-se uma fase complicadas de jogos, com visita ao Watford (4º) e recepção ao Boro (6º), pelo que se torna imperioso aqui um triunfo.
Por acreditar que o Palace tenha melhor conjunto e será mais perigoso na frente com as opções Phillips e Dobbie, aposto aqui que a equipa da casa somará a sua primeira vitória caseira diante de equipas londrinas, ao mesmo tempo que o Charlton somará a sua primeira derrota em saídas na capital. Na 1ª volta, o Palace venceu por 1-0.