O Crystal Palace terminou a fase regular do Npower Championship no 5.º lugar da classificação, com 72 pontos obtidos em 46 jornadas. Neste período, obtiveram 19 vitórias, 15 empates e 12 derrotas, com 73 golos marcados e 62 golos sofridos. Falharam o acesso directo à Premier League da próxima época, mas conseguiram garantir uma vaga no play-off, onde já eliminaram na ronda anterior o Brighton & Hove Albion.
Na primeira-mão dessa eliminatória, o Crystal Palace não conseguiu ir além de um 0-0 perante os seus adeptos. No segundo e decisivo jogo, anotaram um grande resultado ao bater o Brighton no seu terreno por 2-0. Agora nesta final disputada em apenas um jogo diante do Watford, procurarão garantir a subida à Premiership da próxima temporada.
O Watford falhou o acesso directo na fase regular por muito pouco, ficou atrás do Hull City por apenas 2 pontos, terminando no 3.º lugar, com 77 pontos. No total, somaram 23 vitórias, 8 empates e 15 derrotas, com 85 golos marcados e 58 golos sofridos. Conseguiram terminar com o ataque mais concretizador, logo acima do Crystal Palace.
Na primeira ronda destes play-offs, o Watford conseguiu eliminaram o Leicester. Com grande categoria, diga-se de passagem. Foram perder a Leicester na primeira-mão por 1-0, mas num jogo de loucos e impróprio para cardíacos na segunda-mão ganharam por 3-1 e conseguiram assegurar a presença nesta final. É de referir que o terceiro golo, que permitiu a qualificação, aconteceu aos 90+7 minutos de jogo.
Esta partida será disputada no mítico Estádio de Wembley, em Londres, onde se realizou no sábado a final da Liga dos Campeões. Só por isto já se percebe algum do mediatismo que envolve este jogo, mesmo tratando-se de um segundo escalão. Em Inglaterra todos sabemos que o futebol é vivido de outra forma e neste jogo não será diferente.
Já referi acima que Watford e Crystal Palace foram os melhores ataques do Championship durante a época regular e numa final não acredito em duas equipas retraídas. Logicamente, terão de ter em atenção a forma como entrarão em campo, não dando grandes espaços ao adversário, mas acredito que se acontecer um golo cedo (e acredito que tal aconteça ainda na primeira metade da primeira parte) esta possa ser uma final louca e com grande ritmo.
É de destacar que nas duas partidas em que se encontraram este ano, os resultados foram de 2-2 e 3-2 para o Watford. Só uma mudança de identidade nas suas formas de encarar o jogo poderiam fazer o jogo perder interesse, velocidade e ocasiões de golo. Como não acredito que isto aconteça, parece-me que poderemos estar perante um cenário de chuva de golos.