Traver, espanhol de 27 anos, é o actual Nº 64 no Ranking ATP.
Vem de Vina del Mar onde venceu Sous apor 6-4 4-6 6-1, Montanes por 6-4 6-4 e perdeu com Nadal por 1-6 4-6.
Volandri, italiano de 31 anos, é o actual Nº 87 no Ranking ATP.
Vem também de Vina del Mar onde venceu Mayer por 6-2 6-1 e perdeu com Ramos por 7-6 3-6 5-7.
No head-to-head Traver lidera por 2-1, sempre jogos em Terra-Batida.
Traver é um tenista com capacidade para ir muito mais além. Boa capacidade de movimentação, pancadas bastante agressivas e poderosas e um serviço muito bom. Peca um pouco no aspecto mental, cedendo por vezes em momentos decisivos e não tendo estofo para dar a volta.
Quanto a Volandri, é um tenista que tem na Terra-Batida a sua “praia”. Potência é pouca ou quase nenhuma, no entanto compensa com a sua mobilidade e entrega. Tem também uma direita bastante agressiva que é sem dúvida a sua maior arma.
Volandri é um tenista que, na minha opinião, sempre foi sobre-valorizado, pois não é um tenista tão bom quanto por vezes as odds fazem transparecer. É certo que tem uma direita que, quando em dia sim, é “imparável”, é certo que se movimenta até bem, mas no resto é muito fraco. Potência não existe, jogo de rede é débil e o serviço é do mais fraco que existe no circuito.
Ora estando Traver a jogar um bom ténis, vindo de uma boa semana em Vina del Mar onde apenas Nadal o conseguiu travar e sendo ele um tenista tão agressivo e com pancadas bastante profundas, tudo indica que Volandri irá “passar as passas do Algarve”.
Volandri vai com certeza ter dificuldades em sem segurar nas trocas de bola e o seu frágil serviço irá ser atacado sem dó nem piedade por Traver. O espanhol é mais jogador, está num bom momento e tem todas as condições para vencer este encontro.