Ferrer, espanhol de 30 anos, é o actual Nº 5 no Ranking ATP. Vem da conquista de Auckland onde venceu Lu, Lacko, Monfils e Kohlschreiber. neste torneio venceu até ao momento Rochus por 6-3 6-4 6-2 e Smyczek por 6-0 7-5 4-6 6-3.
Baghdatis, cipriota de 27 anos, é o actual Nº 35 no Ranking ATP. Vem de Kooyong onde venceu Tipsarevic e perdeu com Del Potro e Berdych. Neste torneio venceu até ao momento Ramos por 6-7 7-6 6-4 3-6 6-3 e Ito por 3-6 6-3 6-2 6-2.
No head-to-head Ferrer lidera por 3-1, com 2-1 em pisos rápidos.
Ferrer é um tenista fantástico, fisicamente extremamente possante e com uma capacidade de aceleração enorme.
Quanto a Baghdatis, é um tenista de “luas”, alternando grandes exibições com outras paupérrimas.
Ferrer teve um grande ano de 2012, onde conquistou 7 torneios ATP e este início de 2013 tem também sido sublime, já tendo o título de Auckland no bolso. Ferrer, apesar de não ser um tenista com um serviço particularmente potente, tem uma combatividade enorme e o seu jogo ofensivo causa imensa mossa a quem seja o seu adversário.
E se Ferrer está em “altas”, Baghdatis está igual a si próprio e este Australian Open tem sido um reflexo de toda a sua carreira. Frente a Ramos, um tenista extremamente acessível foi uma verdadeira guerra, só decidida no 5º Set e frente a Ito, um tenista muito móvel mas também muitos furos abaixo do cipriota, mais uma luta de quatro sets.
Ora e se Baghdatis tem “sofrido a bom sofrer” para passar adversários pouco cotados, o que poderemos esperar frente a Ferrer, um tenista que está numa forma incrível e a jogar um ténis soberbo? Naturalmente uma vitória espanhola e, na minha opinião, por números expressivos.
Sempre que Baghdatis não colocar o primeiro serviço, Ferrer vai trocidá-lo, com as suas respostas extreamente agressivas e terá com certeza várias oportunidades de lhe quebrar o serviço.
Creio que neste encontro teremos muito Ferrer para pouco Baghdatis, daí confiar na vitória do tenisat espanhol e por números que permitam cumprir este handicap.