Ferrer, espanhol de 30 anos, é o actual Nº 5 no Ranking ATP.
Vem de Doha onde venceu Brown, Kamke, Lorenzi e perdeu com Davydenko. Neste torneio venceu até ao momento Lu por 6-4 2-6 6-3, Lacko por 6-2 6-1 e Monfils por 6-1 6-2.
Kohlschreiber, alemão de 29 anos, é o actual Nº 19 no Ranking ATP.
Vem também de Doha, onde venceu Dodig e perdeu com Monfils. Neste torneio venceu até ao momento Falla por 7-6 4-6 6-3, Malisse por 7-6 6-4 e Querrey por 6-4 7-6.
No head-to-head Ferrer lidera por 7-3, com 5-2 em pisos rápidos.
Ferrer é dos tenistas mais “todo-o-terreno” do circuito, sendo sempre perigosíssimo em qualquer superfície. O serviço não é poderoso mas é forte, é extremamente agressivo, mas é na mobilidade e na garra que consegue levar grande vantagem perante os seus adversários.
Quanto a Kohlschreiber, é um tenista bastante talentoso, com uma grande capacidade técnica, mas de uma irregularidade tremenda.
Muito se tem colocado em causa a forma de Ferrer neste início de época, sobretudo depois da derrota em Doha frente a Davydenko e de ter cedido um set frente a Lu neste ATP Auckland, mas a verdade é que estes últimos jogos frente a Lacko e Monfils mostraram um Ferrer em notório crescendo de forma, sobretudo no aspecto físico e os resultados falam por si.
E se Ferrer começou a época algo intermitente, Kohlschreiber tem sido uma agradável surpresa. É certo que tem vencido os seus jogos sempre com muita luta e indecisão até ao final, mas a verdade é que chega aqui a esta final com mérito.
Kohlscreiber é um tenista muito talentoso e que obriga os seus adversários a correr bastante, jogando sempre nas linhas, mas do outro lado terá um tenista que não tem o mínimo problema em correr até mais não e devolver tudo quanto é bola e o tenista alemão não conseguirá com certeza ir por aí, sendo obrigado a variar mais o seu jogo e a sair do seu estilo padrão, algo que com certeza lhe complicará a vida.
Ferrer está em claro crescendo de forma, chega aqui vindo de aplicar um verdadeiro correctivo a Monfils que também vinha a jogar bem e tudo o que não seja uma vitória do espanhol nesta final de Auckland, será para mim uma enorme surpresa. A odd para o 2-0 não é extraordinária, mas considero que tem imensas probabilidades de ser vencedora.