David Ferrer, jogador espanhol de 31 anos de idade que ocupa a 5ª posição do Ranking ATP. Ferrer é um tenista bastante forte no fundo do court, a sua cadência e qualidade nas trocas de bola são muito incomodativas. Tem ténis para bater qualquer jogador do circuito, sobretudo nestes pisos de terra batida.
Este ano já venceu 2 ATP’s. O de Buenos Aires em terra batida e o de Auckland em hard court. Ferrer chega a Roland Garros, vindo de 2 Masters que só não correram melhor, porque Rafael Nadal não permitiu. 2 derrotas em 3 sets com o espanhol ditaram o seu afastamento. Neste torneio, cilindrou tudo e todos. Matosevic, Albert Montanes, Kevin Anderson, Tommy Robredo e JO Tsonga. Ferrer chega ao jogo da sua carreira possivelmente no seu pico de forma da presente temporada.
Nadal, jogador espanhol de 27 anos de idade que ocupa a 4ª posição do Ranking ATP. Nadal é o melhor jogador de terra batida de todos os tempos. O seu jogo tem grande eficiência nestes pisos e é muito, mas muito dificil de derrotá-lo sobre estes pisos. Como habitual, sempre que começa a temporada de terra batida, Nadal costuma limpar tudo o que é torneios e muitas das vezes sem grande resistência dos opositores.
Na presente temporada, perdeu o Masters de Monte Carlo para Novak Djokovic, mas desde então vem de uma série de 21 jogos ganhos, destacando-se as conquistas do ATP Barcelona, Masters Madrid e Roma. Aqui entrou mal como tudo, venceu em 4 sets Daniel Brands e Martin Klizan. Depois venceu em 3-0 Fognini, mas com parciais muito apertados e poderia mesmo ter perdido o 1º set, já que o italiano teve a servir para fechar o mesmo. Seguiu-se Nishikori e Wawrinka, com triunfos mais bem conseguidos e exibições mais sólidas.
Por fim, bateu Novak Djokovic, num jogo repleto de emoções com indefinição do vencedor até final. Nadal poderia ter fechado o jogo no 4º set quando serviu para fechar, mas Djokovic também poderia ter vencido o jogo no 5º set, após desperdiçar vantagem de 4-2 a seu favor no derradeiro set. Ao fim de pouco menos de 5 horas de jogo, Nadal venceu na raça e volta a estar presente na final.
Head to head: 5-20. Defrontaram-se nos Masters de Roma e Madrid, e foram jogos muito intensos, com Nadal a vencer 2-1 em sets ambos.
Conclusão: Este é definitivamente o jogo da vida e da carreira de David ferrer. Aos 31 anos de idade, muito dificilmente Ferrer regressará a uma final de um Grand Slam, pois esta deverá ser a sua unica chance de vencer um Grand Slam. Claro que defrontar Nadal em terra batida e sobretudo em Roland Garros, é algo intimidador. No entanto, se há tenista que entra em court com humildade e ambição, esse jogador chama-se David Ferrer.
Pessoalemente, não acredito que consiga derrotar Rafael Nadal, mas prevejo um jogo resolvido em 4 ou 5 sets. Teremos com toda a certeza um jogo enorme, jogado a uma intensidade estonteante com pontos de cortar a respitação de parte a parte. Não acredito minimamente que Nadal ganhe em 3 sets este jogo. Ferrer está a jogar em Roland Garros mais do que aquilo que estava a jogar em Roma e Madrid e mesmo assim, em ambos os torneios, roubou 1 set a Nadal, portanto, acredito em mais do mesmo neste encontro e o over é a melhor aposta.