Jogo pelas quartas de final do ATP 500 de Basel, disputado no piso Indoor Hard em território suíço, que coloca frente a frente o belga David Goffin e o canadense Milos Raonic.
Apresentação dos jogadores:
Jogador: David Goffin
Nacionalidade: Bélgica
Idade: 23 (07-12-1990)
Altura e Peso: 1,80 e 68 kg
Ranking Atual: 28
Melhor ranking na carreira: 27 em 06-10-2014
Valores em prêmios recebidos até hoje: $ 1,387,418
Valores em prêmios recebidos esta temporada: $ 530,734
Vitórias\Derrotas nesta temporada: 22-13
Vitórias\Derrotas nesta temporada em nível de challengers e qualifyings: 42-6
Destaques nesta temporada: No piso duro fez segunda ronda no ATP 500 de Acapulco após furar o qualy, furou o qualy de Miami, foi as quartas no ATP 250 de Winston-Salem após furar o qualy, a terceira ronda no US Open, conquistou o ATP 250 de Metz e o Challenger de Mons. No saibro conquistou os Challengers de Scheveningen, Poznan e Tampere, ficou com o título no ATP 250 de Kitzbuhel.
Principais vitórias nesta temporada: No piso duro venceu Thiem pelo qualy de Acapulco, Struff pelo qualy de Miami, Leonardo Mayer e Nieminen no ATP 250 de Winston-Salem, Tsonga no ATP 250 de Metz. No saibro derrotou Zeballos no Challenger de Bordeaux, Krajinovic no Challenger de Scheveningen, Blaz Rola no Challenger de Poznan, Nieminen no Challenger de Tampere, Kohlschreiber e Thiem no ATP 250 de Kitzbuhel. Na grama bateu Thiem no ATP 250 de London.
Maiores surpresas (jogos perdidos) nesta temporada: No piso duro perdeu para Daniel Kosakowski pelo qualy de Indian Wells, Zeballos em Miami. No saibro foi derrotado por Roberto Carballes Baena no ATP 250 de Casablanca, Stefano Travaglia no Challenger de Vercelli.
Ultimo torneio disputado: Vem do Challenger de Mons, onde ficou com o titulo batendo na decisão Steve Darcis em dois sets.
Características de jogo
Piso de eleição: É um jogador bastante versátil, atuando bem em todos os pisos.
Perfil: Goffin tem um bom serviço para um jogador de apenas 1,80, uma boa direita e uma esquerda eficaz, e na rede não deixa a desejar, tendo uma boa mão e técnica no geral. Mentalmente é razoável, e movimenta-se bastante bem, baseando seu jogo em consistência do fundo da quadra com boa capacidade de agredir e defender.
Caminho percorrido até aqui no torneio: Venceu na 1ª ronda Dominic Thiem por 7-6 6-3, e na 2ª ronda Ivan Dodig por 7-6 6-4.
Jogador: Milos Raonic
Nacionalidade: Canadá
Idade: 23 (27-12-1990)
Altura e Peso: 1,96 e 99 kg
Ranking Atual: 9
Melhor ranking na carreira: 6 em 07-07-2014
Valores em prêmios recebidos até hoje: $ 6,416,464
Valores em prêmios recebidos esta temporada: $ 2,678,275
Vitórias\Derrotas nesta temporada: 45-16
Vitórias\Derrotas nesta temporada em nível de challengers e qualifyings: 0-0
Destaques nesta temporada: No piso duro fez terceira ronda no Australian Open, quartas em Indian Wells e Miami, conquistou o ATP 500 de Washington, fez quartas em Toronto, semi em Cincinnati, quarta ronda no US Open, final no ATP 500 de Tóquio. No saibro foi as quartas em Monte-Carlo, semi em Roma, quartas em Roland Garros. Na grama foi a semifinal em Wimbledon.
Principais vitórias nesta temporada: No piso duro venceu Murray em Indian Wells, Simon no ATP 500 de Tóquio. No saibro derrotou Robredo em Monte-Carlo, Tsonga em Roma, Simon em Roland Garros. Na grama bateu Nishikori em Wimbledon.
Maiores surpresas (jogos perdidos) nesta temporada: No saibro foi derrotado por Berlocq no ATP 250 de Oeiras. Na grama perdeu para Peter Gojowczyk no ATP 250 de Halle. No piso duro foi batido por Berankis no ATP 250 de Moscow.
Ultimo torneio disputado: Vem do ATP 250 de Moscow, onde perdeu na estréia para Berankis em três sets.
Características de jogo
Piso de eleição: Prefere os pisos duros mais rápidos, tendo dificuldades nos pisos duros mais lentos e principalmente no saibro lento, conseguindo bons resultados em saibros rápidos. Na grama é apenas razoável, visto que é bastante alto e não se move bem, tendo que abaixar-se e mover-se mais para que obtenha maior sucesso nessa superfície.
Perfil: Raonic é dono de um dos saques mais poderosos do circuito, junto com os gigantes Isner, karlovic e Janowicz. O canadense saca de forma extraordinária para um jogador de “apenas” 1,96, visto que os serviços dos jogadores acima são de atletas com mais de 2 metros de altura (de 2,03 a 2,08 para ser mais específico). No entanto, seu saque não é assim tão regular, principalmente em momentos de pressão, visto que ainda tem algumas fraquezas mentais, talvez por ser ainda um tanto jovem. O canadense consegue servir de diferentes formas, surpreendendo seus adversários com tanta variação. No entanto seu segundo saque não é assim tão eficiente como o de Isner e Kalovic por exemplo. Raonic tem uma direita poderosa capaz de abrir buracos na quadra, mas sua esquerda é inconsistente, e sua movimentação é bastante limitada. É um jogador um tanto duro em seus movimentos, com pernas muito longas e fortes, além de um tanto tortas, o que dificultam muito uma movimentação mais natural e uniforme. Na rede também não tem um grande desempenho, errando por muitas vezes bolas fáceis na área pintada, não tendo a mão necessária para atuar ali, o que poderia ser mais aproveitado visto sua facilidade em encurralar seu adversário com um bom 1º saque e quando necessário uma boa primeira ou segunda bola batida com sua direita. Seu lado mental é um tanto instável como já referi, e fisicamente não agüenta assim tão bem partidas muito longas, apesar de conseguir manter uma boa intensidade em partidas melhores de três sets.
Caminho percorrido até aqui no torneio: Venceu na 1ª ronda Steve Johnson por 7-6 6-4, e na 2ª ronda Donald Young por 6-4 6-7 7-6.
Head-2-Head
Milos Raonic 1 X 0 David Goffin
2011 Australian Open Q
Australia Hard Q1 Raonic, Milos
6-2 RET Stats
Conclusão: Raonic desistiu de Shangai na estréia frente Monaco quando perdia por 5-2, mas não se pronunciou se estava sentindo algo, dando a entender que apenas se sentiu mal, estava com febre ou algo semelhante. A fadiga da semana anterior pode também ter sido um fator, no entanto as atuações depois deste episódio deixam claro que algo está incomodando o canadense. Milos foi a Moscow na semana seguinte a Shangai, e perdeu na estréia para o talentoso, porém mediano Berankis, número 103 do mundo atualmente. Aqui em Basel o canadense venceu o bom americano top-50 Johnson na estréia em duas parciais apertadas, tendo de sair de várias situações adversas com o saque, cedendo um numero bem maior de breaks ao qual costuma ceder. Já na segunda ronda esteve muito próximo da derrota, visto que só foi vencer o top-70 Donald Young em três sets, com seu saque lhe salvando mais uma vez em momentos importantes, mas quebrando apenas uma vez o saque do oponente, que não tem grandes aptidões neste quesito.
Goffin segue sua ascensão no ranking, e já é o numero 26 do ranking de entradas. O belga vem em uma forma fantástica, com apenas duas derrotas depois de Wimbledon, tendo conquistado quatro títulos de Challengers e dois de ATPS neste período. Aqui em Basel derrotou Thiem e Dodig em duas parciais, dois adversários de boa qualidade, precisando de um tié-break no primeiro set, mas dominando amplamente as ações no segundo set das partidas.
As casas ajustaram o preço de Raonic para este confronto, mas ainda colocam-no como leve favorito a vencer o encontro. Raonic disputa uma vaga no ATP Finals, e se estiver com algum problema físico não vai parar agora, visto que precisa de pontos para ficar a frente de Ferrer na corrida. No entanto é notório que algo o está incomodando, e embora Milos tenha conseguido vencer dois adversários de nível um tanto inferior nas primeiras rondas, será bastante mais difícil repetir o feito frente Goffin. O belga está jogando como um top-15 no mínimo nos últimos meses, e é questão de tempo para alcançar ao menos este posto. David devolve o serviço bastante bem, de forma que naturalmente iria causar problemas a Raonic, que dá se muito melhor frente oponentes como Berdych, Tsonga e Cilic em comparação a Nishikori, Wawrinka e Ferrer, para citar oponentes do top-10 ou perto disto. Goffin tem também um bom serviço, e será difícil para Raonic quebrá-lo. Sendo assim, a menos que o canadense consiga tirar coelhos da cartola ou Goffin atue muito mal, vejo o belga como o vencedor deste encontro e o mesmo deveria ser o favorito para vencer a partida a meu ver devido à forma de ambos os jogadores.
PROGNÓSTICOS E PALPITE David Goffin vs Milos Raonic – Basel |
|
David Goffin a |
|